Grandes líderes têm estes 5 hábitos em comum

Há pelo menos cinco hábitos que os melhores líderes partilham entre si. E, não, não é meia hora de meditação antes de sair de casa ou café sem açúcar.

Filipa Almeida

Há pelo menos cinco hábitos que os melhores líderes partilham entre si. Podia ser meia hora de meditação antes de sair de casa, o café sem açúcar ou a prática de surf mas, de acordo com a Chief Operating Officer da GreatCall, não se trata de actividades tão específicas. Diz Lynn Herrick que os grandes líderes têm em comum a aposta no “meaningful work”, ou seja, uma forma de trabalhar com significado, compaixão e empatia.

A Inc. reuniu os principais ensinamentos da especialista num artigo, onde mostra como os responsáveis de empresas podem fazer o negócio crescer e aumentar a produtividade das equipas através de conceitos como intenção e propósito:

1 – Conhecer as prioridades. Profissionais que desempenham papéis de liderança devem saber o tipo de líder que querem ser e a cultura que querem promover no escritório. Assim que souberem exactamente quais os factores mais importantes, devem desenhar um plano que coloque esses aspectos no centro da missão diária da empresa;

2 – Não ceder sempre. Embora a mudança seja, por vezes, necessária, o líder deve conseguir manter o curso de acção delineado para que os objectivos traçados possam ser cumpridos. Especialmente em períodos de crescimento, o líder deverá fazer com que a sua voz seja ouvida;

3 – Foco na comunicação. Períodos de transição também correspondem a alturas em que os funcionários poderão estar mais inseguros em relação ao seu posto de trabalho e ao futuro da empresa. Para que todos se sintam valorizados e informados, a comunicação é essencial no dia-a-dia de um líder;

Continue a ler após a publicidade

4 – Defender os colaboradores. Numa empresa de grandes dimensões, é fácil que a voz individual dos funcionários se perca na multidão. Os líderes devem usar os seus poderes para assegurar que a opinião de todos é ouvida;

5 – Garantir que os valores estão alinhados. Em cenários de potencial fusão ou aquisição, deverá existir uma preocupação relativamente ao alinhamento de culturas, valores e objectivos. “Se não se acertar na parte da cultura, é provável que a aquisição sofra.”

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.