A Fundação António Cupertino de Miranda volta a abrir as suas portas para apoiar os contribuintes portugueses na preparação da declaração de IRS, na sétima edição do Tax Senior Summit.
A iniciativa, dedicada à literacia fiscal, decorre no Porto, na sede da Fundação, a partir das 14h30, e conta com a participação de especialistas em fiscalidade da PwC.
Na sua 7.ª edição, terá como foco o IRS, abordando os principais temas relacionados com a entrega da declaração, nomeadamente o calendário fiscal, os diferentes tipos de rendimentos e deduções, a explicação das várias categorias, as taxas aplicáveis e as formas de maximizar as deduções à coleta. A sessão inclui ainda a apresentação de um glossário fiscal, com o objetivo de simplificar conceitos técnicos e facilitar a compreensão do imposto.
A iniciativa integra o projeto Eu e a Minha Reforma, um programa de educação financeira da Fundação António Cupertino de Miranda dirigido a pessoas em idade ativa ou já em situação de reforma, que visa apoiar os participantes na preparação e gestão da sua reforma. Só em 2025, a Fundação organizou 21 Laboratórios de Literacia Financeira e dois eventos sobre a mesma temática, que reuniram mais de 1.100 participantes de todo o país.
“O Tax Senior Summit é um momento-chave da missão da Fundação e uma oportunidade para descomplicar um dos temas que mais dúvidas levanta aos contribuintes: o IRS. Esta é uma sessão aberta a todas as idades, e onde todos podem esclarecer as suas dúvidas junto de especialistas na área. Nas edições anteriores, tivemos uma grande participação, e conseguimos esclarecer várias questões sobre tributação de heranças, mais valias de IRS, arrendamento, alterações ao Orçamento de Estado, entre outras”, destaca Maria Amélia Cupertino de Miranda, presidente da Fundação António Cupertino de Miranda.
Os participantes inscritos podem enviar antecipadamente as dúvidas que gostariam de ver abordadas durante a sessão, através do email eueaminhareforma@facm.pt.














