Ficou sem sinal de televisão? Saiba porquê

O processo de migração da Televisão Digital Terrestre (TDT), essencial para o desenvolvimento do 5G, é hoje retomado em Alter do Chão, e envolve a alteração de 28 emissores nos distritos de Portalegre, Castelo Branco e Santarém.

Executive Digest

O processo de migração da Televisão Digital Terrestre (TDT), essencial para o desenvolvimento do 5G, é hoje retomado em Alter do Chão, e envolve a alteração de 28 emissores nos distritos de Portalegre, Castelo Branco e Santarém.

No dia 17 de agosto é a vez de Sousel e no dia seguinte Elvas. Em 19 de agosto, a migração decorre em Arronches e Campo Maior.



De acordo com o calendário, Castelo de Vide e Nisa são alvo da migração no dia 20 de agosto, seguidos de Gavião e Mação no dia seguinte, estando Vila do Rei agendada para 24 de agosto.

Em setembro, o processo começa por Abrantes (dia 01), Sertã (02), Bufão (03) e Avis (04).

Entre 07 e 11 de setembro, o processo de mudança decorre em Estremoz – Quinta da Esperança, Estremoz, Portalegre, Marvão e Penedo Gordo, segundo a Anacom.

“No caso do distrito de Portalegre, quem recebe atualmente o sinal através do emissor de São Mamede, em Portalegre, não será afetado por este processo, pois este emissor não mudará de frequência. Aliás, as pessoas saberão que foram abrangidas pelo processo de migração dos emissores se a sua televisão ficar sem imagem”, refere uma nota do regulador.

Entre 14 e 18 de setembro, o processo decorre em Carpinteira – Covilhã, Oleiros, Reitoria – Covilhã, Penamacor, Barroca Grande, Machialinho, Gardunha e Terras do Monfortinho.

A ressintonia dos emissores da região 4 terminam em 22 de setembro em Mosteiro.

“O processo de migração da rede de TDT começou em 07 de fevereiro e foi suspenso em 13 de março, devido aos efeitos da pandemia de covid-19. Neste período mudaram de frequência 63 emissores, de uma rede que é constituída por 243 emissores”, recorda a Anacom.

O processo de mudança dos restantes 180 emissores que “ainda terão que ser alterados vai decorrer até ao dia 18 de dezembro, data em que previsivelmente este processo ficará concluído”, adianta.

Ecrã ficou negro! E agora?

«As pessoas saberão que são abrangidas pela mudança se a sua televisão ficar sem imagem», explica a Anacom, apontando que quando o ecrã ficar negro, a única coisa que o consumidor vai ter de fazer é fazer a sintonia do novo canal com o seu comando da televisão ou na caixa que tem sintonizada a antena da TDT.

«Se alguém for abordado no sentido de que tem de comprar uma nova televisão ou mudar a antena ou que tem de passar para um pacote com televisão paga, isto é absolutamente falso. Ninguém deve cair nesse engano», alerta o presidente da Anacom João Cadete de Matos.

https://www.facebook.com/PSPCOMETLIS/posts/2873774669348022

Cadete de Matos pede que os consumidores denunciem qualquer tentativa de burla. «A Anacom vai actuar – e já está a actuar nas queixas que recebemos – no sentido de fazer uma fiscalização dos motivos e dos autores desses procedimentos», disse, realçando que as coimas podem ir até cinco milhões de euros.

A Anacom criou, ainda assim, uma linha telefónica gratuita de apoio dedicada à TDT, em coexistência com a actual da MEO, a funcionar desde 15 de Novembro (800 102 002, das nove horas às 22 horas). Caso seja necessário, o regulador agendará uma visita a casa da pessoa para proceder à sintonia, com técnicos seus e gratuitamente, caso o apoio telefónico não consiga resolver a situação.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.