Negócios de Lisboa ganham plataforma de promoção online

A OBP – One Business Place é uma plataforma online através da qual micro, pequenas e médias empresas podem ganhar visibilidade nos motores de busca internacionais. Trata-se de um projecto europeu de defesa da economia local que, agora, passa a estar aberto aos negócios da região de Lisboa.

As empresas precisam apenas de se registar no site da OBP, dando a conhecer os seus produtos e serviços. A par disso, uma equipa de jovens universitários anda na rua a identificar empresas e negócios para efectuar o registo.

«Numa primeira fase, estes registos serão inseridos numa app antes de passarem para os mapas sugeridos aos utilizadores que procuram determinados serviços numa área geográfica próxima. Mas qualquer empresa pode registar-se, independentemente de ser ou não contactada por estes jovens», esclarece Jorge Simões, regional manager da OBP em Portugal.

Assim que estiverem inseridos nos mapas, os negócios chegarão mais facilmente aos utilizadores que procuram determinados serviços. O objectivo é permitir que empresas sem grandes recursos para se promoverem individualmente tenham melhores oportunidades.

Para promover a OBP, foi lançada uma campanha sob o mote “Não deixe sair do mapa quem o serve bem”. O conceito tem por base a ideia de que o projecto colocará no mapa pequenos negócios cuja sobrevivência depende da divulgação da sua localização geográfica.

Berlim e Madrid serão os próximos destinos da OBP, mas a estreia é mesmo em Portugal. É aqui que está a ser lançada a aplicação UCG (User Generated Content) criada exclusivamente para o projecto.