Estaremos apenas entre crises económicas?

O que é que António Costa e Donald Trump têm em comum? São os dois responsáveis, actualmente, pela governação de um país; são contemporâneos no papel de líder numa altura em que a economia parece passar por uma fase mais positiva.

Quem o diz é João César das Neves em “As 10 Questões do Interlúdio”, livro que ambiciona analisar o período entre crises que atravessamos neste momento – e que coincide com a ascensão tanto do primeiro-ministro português como do presidente norte-americano.

«Mesmo que a fase descendente da grande recessão de 2008 já tenha acabado, vivemos a recuperação enquanto esperamos a grande queda, a segunda, por não termos ‘curado’ a doença financeira que nos levou à derrocada original. Vivemos no interlúdio entre duas crises, a de 2008 e a que vem aí. Um novo colapso financeiro esteve iminente em 2016, mas os avisos e sinais de alerta conseguiram evitar e adiar a catástrofe. Vivemos hoje uma pausa, aparentemente pacífica, mas onde, debaixo da superfície envernizada, se esconde um vulcão de perigos», indica o autor.

João César das Neves aproveita ainda para indicar outras características que António Costa e Donald Trump têm em comum, começando pela «cegueira face aos desequilíbrios básicos das suas realidades, assim potenciando um desastre futuro».

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Matrics quer revolucionar mercado do gaming em Portugal
Automonitor
Alpine A110S é uma versão ainda mais exclusiva