Espanha copia Portugal e implementa scuts nas autoestradas

Governo espanhol segue o exemplo do nosso país e aposta na cobrança eletrónica nas estradas.

Ana Sofia Ribeiro
Maio 7, 2021
15:23

Espanha vai seguir o exemplo de Portugal e avançar com a instalação de pórticos com cobrança eletrónica de portagem. O Governo espanhol pretende, com as scuts, implementar um sistema de pagamento de acordo com a distância percorrida, eliminando postos de controlo fixos.

A medida está prevista no plano de recuperação que o Governo assumiu junto de Bruxelas e que prevê taxar a rede rodoviária de grande capacidade em Espanha a partir de 2024, não excluindo que possa vir a afetar também as estradas secundárias, avança o ‘El Economista’.

O objetivo é equiparar o país a outros da União Europeia, onde a maioria cobra um valor maior do que Espanha pela utilização das suas autoestradas.

A partir do dia 1 de setembro, várias estradas da Catalunha e Aragão vão já ser transformadas e para já apenas 11% da rede será paga.

O Executivo pretende, com o valor obtido, poder financiar a manutenção da rede, cujo défice já se aproxima dos oito mil milhões de euros, e melhorá-la com novas obras e tecnologias.

A cobrança eletrónica de portagens em autoestradas e vias rápidas vai abranger, no total, cerca de 17 mil quilómetros de extensão.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.