Enfermeiros em greve à porta do S. Francisco Xavier

Para os próximos dias 27 e 28 de abril, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte e ARS Norte vão ser palco de novos protestos dos enfermeiros, respetivamente. No próximo dia 12 de maio será realizada uma greve a nível nacional, em frente ao Ministério da Saúde, pelas 11 horas, no âmbito do Dia Internacional do Enfermeiro

Executive Digest
Abril 21, 2023
6:15

O Sindicato de Enfermeiros Portugueses vai promover, esta manhã – mais concretamente entre as 8 e as 12 horas -, uma greve, assim como uma concentração (às 10 horas) em frente ao Hospital São Francisco Xavier, do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental.

Em causa, segundo o sindicato, estão a exigência de:

– Contratação de enfermeiros e vinculação definitiva dos detentores de vínculo precário;
– Fim da mobilização, casuística e sem qualquer plano, de enfermeiros entre serviços;
– Pagamento do trabalho extraordinário e feriados em dívida;
– Fim das alterações, unilaterais e intempestivas, dos horários de trabalho;
– Justa e legal contabilização dos pontos detidos pelos enfermeiros e pagamento dos devidos retroativos desde 2018;
– e, por último, a harmonização do número de dias de férias entre todos os enfermeiros: É inadmissível que os enfermeiros com o designado Contrato Individual de Trabalho tenham menos dias de férias.

Para os próximos dias 27 e 28 de abril, o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte e ARS Norte vão ser palco de novos protestos dos enfermeiros, respetivamente. No próximo dia 12 de maio será realizada uma greve a nível nacional, em frente ao Ministério da Saúde, pelas 11 horas, no âmbito do Dia Internacional do Enfermeiro.

“Estas situações problemáticas têm agravado a sensação de injustiça e de exaustão, aumentando o recurso a baixas por doença devido ao cansaço físico e psicológico. Com elevado sacrifício da vida pessoal e familiar os enfermeiros continuam a responder e a assumir as suas responsabilidades”, considerou o SEP.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.