Empresas de capital nacional representam 46% das exportações

Do total de exportações de Portugal para o resto do mundo, 46% dizem respeito a empresas de capital nacional. Estas organizações são também responsáveis por 45% do volume de negócios do País, ou seja 141 mil milhões de euros – o equivalente a 76% do PIB.

Os dados são de um estudo da Informa D&B, segundo o qual existem 20 mil grandes empresas e PME de capital nacional em Portugal. Além de assegurarem quase metade das exportações e volume de negócios, também assumem 39% dos postos de trabalho (965 mil empregados).

«Procurámos entender o desempenho e o contributo destas empresas e constatámos que têm desempenhado um papel crítico no desenvolvimento recente da nossa economia», afirma Teresa Cardoso de Menezes, directora-geral da Informa D&B.

Entre as 20 mil empresas de capital nacional, 3% são grandes empresas, 16% são médias e 81% são pequenas. Apesar de a sua contribuição para o País estar bem distribuída, as PME surgem em destaque nas três áreas analisadas: volume de negócios (60%), exportações (55%) e emprego (76%). Nas empresas de capital estrangeiro, não se verifica o mesmo cenário, uma vez que os valores mais elevados se concentram nas companhias de grande dimensão.

Artigos relacionados
Comentários
Loading...

Multipublicações

Marketeer
Matrics quer revolucionar mercado do gaming em Portugal
Automonitor
Alpine A110S é uma versão ainda mais exclusiva