Eleições presidenciais: Cotrim de Figueiredo e Marques Mendes querem reforçar favoritismo no debate desta noite

De acordo com a sondagem da Consulmark2 para a ‘Euronews’, Luís Marques Mendes surge como favorito na corrida às presidenciais de 18 de janeiro, mas a disputa pela segunda vaga na segunda volta está completamente fragmentada, com quatro candidatos praticamente empatados

Francisco Laranjeira
Dezembro 7, 2025
8:30

Este domingo, sobem ao palco João Cotrim Figueiredo e Luís Marques Mendes, dois dos candidatos mais bem colocados nas sondagens da corrida à Presidência da República. Na TVI, a partir das 21 horas, o eurodeputado liberal e o candidato do PSD estão entre os favoritos na passagem a uma segunda volta das eleições presidenciais.

De acordo com a sondagem da Consulmark2 para a ‘Euronews’, Luís Marques Mendes surge como favorito na corrida às presidenciais de 18 de janeiro, mas a disputa pela segunda vaga na segunda volta está completamente fragmentada, com quatro candidatos praticamente empatados.

Marques Mendes lidera com 16,9%, seguido de quatro candidatos ‘taco-a-taco’: António José Seguro com 13,0%, Henrique Gouveia e Melo com 12,7%, André Ventura com 12,6% e João Cotrim de Figueiredo com 12,2%.

Quando os indecisos são distribuídos, Marques Mendes reforça a liderança e sobe para 22,0%, mas o cenário de equilíbrio mantém-se para o segundo lugar: Seguro recolhe 16,9%, Gouveia e Melo 16,6%, Ventura 16,4% e Cotrim 15,9%. Catarina Martins (2,6%), António Filipe (2,5%) e Jorge Pinto (0,8%) continuam muito distantes.

Desde o início do ciclo, os debates têm funcionado como principal espaço de escrutínio público, com confrontos diretos entre os oito candidatos à Presidência da República. Ao todo, estão agendados 28 debates até 22 de dezembro, transmitidos pelos três canais generalistas, TVI, SIC e RTP, oferecendo aos eleitores oportunidades regulares de comparar estilos, propostas e estratégias políticas.

Ciclo de debates até 22 de dezembro

A agenda dos próximos debates presidenciais mantém um ritmo intenso, com confrontos programados praticamente todos os dias úteis, e fins de semana incluídos, oferecendo aos eleitores múltiplas oportunidades de avaliação:

8 de dezembro, segunda-feira, RTP – António Filipe vs. Jorge Pinto

9 de dezembro, terça-feira, SIC – Henrique Gouveia e Melo vs. António José Seguro

10 de dezembro, quarta-feira, RTP – Catarina Martins vs. António Filipe

11 de dezembro, quinta-feira, SIC – André Ventura vs. Jorge Pinto

12 de dezembro, sexta-feira, RTP – Luís Marques Mendes vs. Catarina Martins

13 de dezembro, sábado, RTP – André Ventura vs. António Filipe

15 de dezembro, segunda-feira, RTP – Henrique Gouveia e Melo vs. André Ventura

19 de dezembro, sexta-feira, SIC – João Cotrim de Figueiredo vs. André Ventura

20 de dezembro, sábado, TVI – António José Seguro vs. António Filipe

21 de dezembro, domingo, RTP – Catarina Martins vs. Jorge Pinto

22 de dezembro, segunda-feira, TVI – Henrique Gouveia e Melo vs. Luís Marques Mendes

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.