A fabricante de aviões brasileira Embraer admitiu que foram detectadas falhas de construção no Embraer EMB-505, modelo Phenom 300, o avião privado mais vendido do mundo, avança a imprensa local.
De acordo com a “Folha de S. Paulo”, os aviões terão de ser reparados, devido ao desgaste das peças que asseguram o equilíbrio destas aeronaves. «Nos casos em que forem encontrados sinais de desgaste nas peças, a aeronave fica impedida de voar enquanto não forem realizadas as acções de manutenção estabelecidas pela fabricante», refere a Agência Nacional de Aviação Civil (organismo equivalente à Autoridade Nacional da Aviação Civil em Portugal).
Como o projecto da aeronave foi desenvolvido no Brasil, cabe àquela entidade emitir a comunicação aos demais países nos quais o avião pode estar a operar. Todavia, avisa que a decisão da Embraer é vinculativa para todas as aeronaves em operação.
Recorde-se que, recentemente, a Boeing descobriu falhas em mil aviões Boeing 737. A fabricante norte-americana detectou fissuras entre a asa e a fuselagem do avião – em inglês «pickle fork». A companhia aérea Ryanair possui mais de de 450 aviões deste modelo.







