Depois da chuva… o frio. Temperaturas começam hoje a cair a pique e chegam mesmo a -7ºC na Serra da Estrela

A partir de hoje, Portugal Continental vai sentir de forma mais intensa a influência de uma massa de ar polar marítima, que provoca uma descida acentuada das temperaturas após os dias de chuva que marcaram o início da semana.

Executive Digest
Novembro 18, 2025
6:15

A partir de hoje, Portugal Continental vai sentir de forma mais intensa a influência de uma massa de ar polar marítima, que provoca uma descida acentuada das temperaturas após os dias de chuva que marcaram o início da semana. Segundo o portal especializado Tempo.pt, a previsão aponta para uma semana seca e soalheira, mas com frio crescente, especialmente nas regiões do interior Norte e Centro, onde se poderão registar os primeiros valores negativos. Esta massa de ar polar deverá manter-se ao longo dos próximos dias, afetando tanto as mínimas como as máximas.

Na madrugada de terça-feira, espera-se que o primeiro valor negativo surja já na Serra da Estrela, com -1 ºC, mantendo-se nesta ordem na quarta-feira, enquanto a máxima não deverá ultrapassar os 4 ºC naquela região. A descida gradual das temperaturas estender-se-á de Norte para Sul, sendo que as anomalias térmicas negativas irão abranger todo o território continental. Na madrugada de quinta-feira, diversos pontos do Norte, como o norte de Montalegre e o Nordeste Transmontano, poderão registar -2 ºC, e na Serra do Caramulo o frio também será intenso. A Serra da Estrela deverá sentir temperaturas mínimas de até -4 ºC.

Sexta-feira, 21 de novembro, é apontada como o dia mais frio da semana, podendo registar os valores mais baixos desde o início da invasão polar. O Nordeste Transmontano e a Serra do Caramulo poderão atingir -4 ºC, enquanto na Serra da Estrela se preveem mínimas de -7 ºC. As regiões montanhosas do Norte deverão rondar os -2 ºC. Já as temperaturas máximas também estarão significativamente reduzidas, variando entre 5 ºC na Guarda e 15 ºC em Lisboa, podendo ser as mais baixas da semana, embora nos restantes dias as máximas de Lisboa não deverão ultrapassar os 19 ºC. A conjugação destas temperaturas com a elevada humidade noturna aumenta o risco de geadas, especialmente em vales e terras baixas do interior Norte e Centro.

O fim de semana trará uma ligeira subida das temperaturas, acompanhada pelo regresso da chuva ao litoral Norte e Centro. A madrugada de sábado continuará fria, mantendo o ambiente típico de final de semana influenciado pelo ar polar, enquanto domingo os valores deverão tornar-se mais amenos, embora ainda baixos para a época. Esta semana marca, assim, um período de frio significativo e geadas potenciais em diversas regiões, sendo recomendada especial atenção às zonas de maior altitude e aos vales, onde os efeitos do ar polar serão mais sentidos.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.