Covid-19: Vacina da AstraZeneca suspensa em nove países

A Áustria, Estónia, Lituânia, Luxemburgo, Letónia e agora a Dinamarca, a Noruega e a Itália suspenderam a sua utilização para dar tempo à Agência Europeia do Medicamento de conduzir uma investigação.

Mara Tribuna
Março 11, 2021
9:21

O regulador de medicamentos da Áustria suspendeu no domingo o uso de um lote da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca, após uma enfermeira morrer de trombose múltipla dez dias após a toma, e um segundo paciente ser diagnosticado com embolia pulmonar.

Entretanto, oito outros países – Estónia, Lituânia, Luxemburgo, Letónia, Islândia, Dinamarca, Noruega e Itália – suspenderam também a sua utilização para dar tempo ao Comité de Avaliação dos Riscos em Farmacovigilância da Agência Europeia do Medicamento de conduzir uma investigação e avaliar a situação.

Uma análise preliminar mostrou que o lote de vacinas utilizadas na Áustria não foi ‘culpado’ pela morte da enfermeira austríaca, com 49 anos de idade, que recebeu esta vacina.

A enfermeira morreu de trombose múltipla (uma formação de coágulos de sangue nos vasos sanguíneos) dez dias após ter sido imunizada, de acordo com a Agência Europeia de Medicamentos.

No entanto, um segundo paciente foi diagnosticado com embolia pulmonar (formação de bloqueios nas artérias dos pulmões).

E desde terça-feira, como avança o The Guardian, duas outras condições de coagulação foram identificadas em doentes que tinham recebido uma dose do mesmo lote.

O regulador de medicamentos da União Europeia afirma que não há atualmente provas de que a vacina tenha efetivamente causado estas condições, e que a trombose não está listada como um potencial efeito secundário da vacina.

O lote em causa, chamado ABV5300, incluía um milhão de doses e foi entregue em 17 países da UE. Mas Portugal não recebeu este lote, como garante o Infarmed.

A Autoridade Nacional do Medicamento “verificou a documentação referente às receções das vacinas AstraZeneca chegadas a Portugal e confirma que o referido lote da vacina da AstraZeneca, ABV 5300, não foi rececionado nem distribuído em Portugal”, adiantou em comunicado.

Notícia atualizada às 14h45 com a inclusão da Itália

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.