O Governo referiu esta quinta-feira, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, que vai deixar de ser necessário apresentar teste negativo para aceder a bares, discotecas, recintos desportivos e a grandes eventos.
No entanto, Mariana Vieira da Silva, a ministra de Estado e da Presidência, sublinhou que o “teste permanece obrigatório em equipamentos onde há populações vulneráveis”.
“Nesta primeira fase, mantém-se a exigência de teste negativo, salvo certificado de terceira dose ou de recuperação, para visitas a lares e para visitas a pacientes internados em estabelecimentos de saúde”, explicou a governante, referindo que se trata de pessoas “em especial vulnerabilidade”.
Sobre o caso dos testes a coabitantes, Mariana Vieira da Silva respondeu que dependem de decisão médica, que cabe ao SNS 24.
A ministra de Estado e da Presidência ressalvou ainda que “não há decisão sobre apoios aos testes de antigénio”, que têm sido gratuitos. Mas a governante frisou que “o número de testes que cada um precisa para fazer a sua vida vai baixar”.






