A Organização Mundial de Saúde (OMS) elevou esta sexta-feira a ameaça internacional do novo surto de coronavírus para «muito elevada», reiterando que o vírus pode transformar-se numa pandemia.
Numa conferência de imprensa em Genebra, Suiça, o director-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que o contínuo aumento do número de casos de infecção por Covid-19 e do número de países afectados (49) nos últimos dias é «claramente preocupante». Insistiu, ainda assim, que com as medidas certas ainda há tempo para travar o vírus.
Há, neste momento, mais de 20 vacinas em desenvolvimento, acrescentou Tedros, sublinhando que podemos esperar os primeiros resultados dentro de algumas semanas.
🚨 "Our epidemiologists have been monitoring these developments continuously, and we have now increased our assessment of the risk of spread and the risk of impact of #COVID19 to very high at a global level"-@DrTedros #coronavirus
— World Health Organization (WHO) (@WHO) February 28, 2020
A nível mundial, o Covid-19, detectado em Dezembro na China e que pode causar infecções respiratórias como pneumonia, provocou pelo menos 2.858 mortos e infectou mais de 83 mil pessoas, de acordo com dados reportados por meia centena de países e territórios. Das pessoas infectadas, mais de 36 mil recuperaram.
Na quarta-feira, pela primeira vez desde que o surto do novo coronavírus foi detectado em Dezembro, registam-se mais casos de novas infecções fora do que dentro da China, onde a epidemia começou, avançava Tedros. Fora da China, há agora 4.351 casos em 48 países, incluindo 67 mortes, segundo dados actualizadas até à manhã desta sexta-feira. Dinamarca, Estónia, Lituânia, Holanda e Nigéria registaram os seus primeiros casos de infecção por coronavírus na quinta-feira, adiantou Tedros, acrescentando que estão todos relacionados com Itália.
O único caso conhecido de um português infectado é o de um tripulante de navio de cruzeiros Diamond Princess, internado num hospital da cidade japonesa de Okazaki desde 25 de Fevereiro.
A Direção-Geral da Saúde lançou esta sexta-feira um microsite sobre o Covid-19, onde os portugueses podem acompanhar a evolução da infecção em Portugal e no mundo e esclarecer dúvidas sobre a doença.
A 31 de Janeiro, a OMS declarou o surto do Covid-19 como uma emergência de saúde pública de âmbito internacional e alertou para uma eventual pandemia, após um aumento súbito de casos em Itália, Coreia do Sul e Irão nos últimos dias.
*Notícia actualizada com mais informação às 15:58













