Cerca de 41.887 alunos do 12º ano realizaram, na manhã desta segunda-feira, o exame nacional de Português, marcando assim o inicio da época de exames.
O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) já divulgou no seu site as duas versões da prova, bem como os critérios de avaliação, que pode consultar em baixo.
Versão 1 do Exame de Português
Versão 2 do exame de Português
Critérios de Avaliação
Depois da prova ter terminado a grande generalidade dos alunos, questionados pela ‘SIC’, considerou o exame «acessível», dizendo que «já estavam à espera» dos conteúdos que saíram, nomeadamente a poesia de Ricardo Reis.
Em consequência da pandemia da Covid-19, o Ministério da Educação decidiu que esta época os exames iriam realizar-se mais tarde do que o habitual e com menos alunos inscritos, face ao ano anterior. Para além disto as provas nacionais não serão obrigatórias para a conclusão do ensino secundário, contando apenas para o efeito as notas atribuídas pelos professores.
Isto significa que a grande maioria dos alunos inscritos, cerca de 91%, realiza o exame apenas para concorrer ao ensino superior, sem qualquer objectivo de obter aprovação para o final do 12º ano, um cenário também muito diferente daquele que se verificou em 2019.














