pub

Competências para o presente e futuro

A Universidade Europeia tem estado atenta à evolução do mercado de trabalho, a fim de antecipar as tendências, disponibilizando novas temáticas e formatos, proporcionando aos estudantes um contacto constante com a realidade profissional e fá-lo através de experiências vocacionais, como workshops, projectos com empresas e simuladores. A Universidade Europeia ministra vários ciclos de estudos, Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos, sendo que a formação mais especializada está centrada na Formação para Executivos, funcionado como um complemento a toda a oferta.

O seu objectivo passa pelo aprofundamento de conhecimentos em determinada área, dotando os estudantes de ferramentas fundamentais para uma excelência profissional e para o enriqueci mento da sua rede de contactos.

A formação de executivos inclui Pós-Graduações, Executive Masters e Cursos de Especialização, de curta duração, em formato presencial ou em e-learning. São programas que assentam na excelência e na especialização que dotam os participantes de competências relevantes para o seu contexto empresarial, desafiando os estudantes a aprender através de metodologias pedagógicas activas e interactivas, trabalhando em desafios e casos reais.

Em constante revisão da sua oferta, a Universidade Europeia lançou, este ano lectivo, a Pós-Graduação em Director Técnico de Futebol e o Curso de Especialização em Director Desportivo de Futebol, destinado a quem procura aprofundar conhecimentos no futebol profissional. «Esta formação oferece um conjunto de competências adequadas a estas funções, permitindo enfrentar os desafios que os clubes apresentam no dia-a-dia de forma segura e capaz. Ambos os programas contam com um corpo docente de reconhecida experiência no mercado do futebol com um perfil de competências 360° – Carlos Daniel, jornalista desportivo, Carlos Gonçalves, agente de jogadores, Pedro Mil-Homens, director-geral da Academia do Benfica, Marcelo Teixeira, ex-director-geral Academia Fluminense e scout no Manchester United, Rafael Vieira, analista de desempenho do Cruzeiro EC e ex-analista da Selecção Brasileira de Futebol, Tomaz Morais, director desportivo do futebol de formação do Sporting Clube de Portugal e Ricardo Moreira, director de futebol no Orlando City SC são alguns dos docentes que integram as duas formações. Para além da excelência do corpo docente, ambos os programas são em formato e-learning», afirma o professor Luís Vilar, director da Faculdade de Ciências da Saúde e do Desporto.

A opção pelo formato e-learning passa por alargar a oferta a mais participantes. As fronteiras deixam de ser um obstáculo sendo possível formar novos participantes em qualquer lugar do mundo. «Através do e-learning, os alunos poderão assistir às aulas em qualquer parte do mundo e revê-las a qualquer momento. Resulta ainda numa poupança de tempo e dinheiro, pois os alunos não têm de se deslocar a um espaço físico, nem ter despesas com deslocações. Há também uma facilidade na angariação de formadores pois estes não têm de ir à Universidade, despendendo, assim, menos tempo», explica o professor Ricardo Balbeira, especialista em formação em futebol e coordenador dos programas online da Faculdade de Ciências da Saúde e do Desporto.

Um dos bons exemplos que atestam o sucesso desta aposta da Universidade Europeia é a rede alumni, público que, maioritariamente, frequenta as várias ofertas da instituição. «O contributo dos alumni da Universidade Europeia tem sido essencial, revelando-se numa mais-valia insubstituível. Ninguém melhor que os antigos alunos para relatarem a experiência que tiveram dos cursos que frequentaram», salienta o professor Vasco Ribeiro, coordenador da Pós-graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos, que se encontra já na 28.ª edição e que conta com uma vasta rede de antigos alunos.

POTENCIAR O EMPREENDEDORISMO

Numa lógica de formação ao longo da vida, as pós-graduações e Executive Masters oferecem aos estudantes a oportunidade de progredirem na sua carreira profissional, de actualizar ou aprofundar conhecimentos, ou até de reconversão. «Esta é a magia da formação de executivos que oferecem programas de formação que se ajustam às necessidades do mercado. Na Faculdade de Turismo e Hospitalidade estão abertas pós-graduações com filosofias claramente distintas.

A Pós-Graduação em Imagem, Protocolo e Organização de Eventos é uma rampa para jovens empreendedores que, por reconversão ou especialização, pretendem vingar no mundo da recreação e entretenimento. Muitos dos pós-graduados abriram os seus próprios negócios e são hoje casos de sucesso», salienta a Professora Antónia Correia, directora da Faculdade de Turismo e Hospitalidade. A Pós-Graduação em Gestão Hoteleira é claramente uma formação de actualização que se propõe transformar quadros médios em superiores», reforça a professora Antónia Correia.

COMPETÊNCIAS PARA A LIDERANÇA

O mundo dos negócios é cada vez mais dinâmico e as “business schools” têm, obrigatoriamente, de acompanhar essa evolução, adaptando-se e antecipando as necessidades do mercado. «Sabemos que os executivos procuram escolas de prestígio com um corpo docente de conhecimentos e competências comprovadas, com vasta experiência académica e profissional. Por isso, elegemos como prioridade a excelência e a qualidade da formação que potencie o desenvolvimento desses executivos e seja compatível com as exigências e as limitações das suas actividades profissionais», explica a professora Raquel Soares, directora da Faculdade de Ciências Empresariais e Sociais.

A professora afirma que, mais do que nunca, o mercado quer líderes que actualizem as suas competências e a aprendizagem ao longo da vida é a solução. As empresas não têm alternativa: têm de ser ágeis. A capacidade de resposta, perante rápidas mudanças e novos desafios, é decisiva para a competitividade e sobrevivência no mercado, sobretudo neste actual paradigma de transformação digital.

«O que procuramos é entregar uma “value proposition” que se traduza na resolução de desafios empresariais reais de forma a maximizar o retorno do investimento que cada pessoa faz ao escolher as nossas formações. Para tal, na nossa faculdade – a Faculdade de Ciências Empresariais e Sociais – os curricula que oferecemos são orientados para o futuro, privilegiando, cada vez mais, a interdisciplinaridade. O mais recente programa da Faculdade – o Executive Master em Gestão e Inovação, imprime esta lógica», reforça a dean da Universidade Europeia.

Ler Mais
pub

Comentários
Loading...