SABSEG no caminho dos 1.000 milhões de euros de prémios sob gestão

«O objetivo nos próximos três anos é atingir uma carteira de 1000 milhões de euros em prémios sob gestão, no mercado Ibérico. É uma meta ambiciosa, não é uma utopia.» Esta foi, provavelmente, a ideia de maior destaque que ficou do jantar dos 25 anos da SABSEG, e teve como autor Miguel Machado, Presidente da empresa, que hoje está consolidada como um dos principais nomes no sector de Seguros, conquistando clientes, colaboradores e parceiros com a sua dedicação à inovação, qualidade e responsabilidade social.

Fundado em 1999, o corretor começou com uma equipa de poucos colaboradores, mas com uma grande visão: satisfação dos desejos, necessidades e expectativas dos Clientes. O presente ano é de celebração para a SABSEG, que não abandona valores importantes como a excelência, confiança e inovação, tornando-se atualmente líder do mercado nacional de Corretagem de Seguros. Mediante este cenário, só faria sentido uma festa de aniversário a corresponder às expetativas, como aconteceu na noite de 22 de novembro, com o Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto, cheio de colaboradores, clientes e parceiros.

O responsável máximo da empresa, que está já em Angola, Moçambique, Brasil e Espanha, aponta que “garantir a liderança no mercado da Península Ibérica”, é uma forte aposta da SABSEG. Olhando para trás, e “sem vontade de parar”, Miguel Machado deixa claro que o corretor cresceu, e bem, mas o seu Presidente mantém a personalidade e ambição. “Sou o mesmo homem que há 25 anos decidiu avançar nesta aventura”, refere, continuando: “Mantenho a garra e vontade, sempre com o objetivo de alcançar um sonho e, logo de seguida, iniciar outro.”

Uma noite memorável. Foi desta forma que os mil convidados presentes no Super Bock Arena caracterizaram o espetáculo de aniversário. No espaço, e a mostrar a ligação que têm à SABSEG, estiveram várias entidades, organizações e personalidades de referência do sector segurador, destacando-se nomes como Jorge Magalhães Correia, Presidente da Fidelidade, Pedro Carvalho, Presidente da Generali Tranquilidade, Luís Menezes, Presidente do Grupo AGEAS Portugal, Luís Cervantes, Presidente da Caravela, Marta Ferreira, Presidente da Real Vida Seguros, José Almaça, Vice-Presidente da UNA Seguros, entre outros.

Foram várias as áreas com representantes no jantar dos 25 anos da SABSEG e o futebol foi uma delas. Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal, António Salvador, Presidente do SC Braga e Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga, bem como Manuel Machado, Presidente da AF Braga, Manuel Machado, Presidente da AF do Algarve, Reinaldo Teixeira e Paulo Araújo, Vice-Presidente da Associação de Futebol de Aveiro.

Prestigiaram este evento entidades de referência nacional, fazendo assim representar-se vários Presidentes e Vereadores de autarquias nacionais, bem como o Presidente da União das Misericórdias Portuguesas, Manuel Lemos, Deputados e Secretários-Gerais de partidos políticos, representantes de Direção de Bombeiros e Forças de Segurança, Cruz Vermelha, entre outras instituições e organizações de relevância em Portugal.

O ambiente deslumbrante, com decoração refinada e temática glamorosa, transportou os convidados para uma atmosfera de celebração, memórias e reencontros. E muita, muita animação, numa noite que terminou quando o relógio já passava das 1hora de dia 23 de novembro. Os GNR, pela voz de Rui Reininho, fecharam a festa, que teve direito a “Parabéns a Você” cantados pela banda da casa “Hollymood”, com a apresentadora Catarina Furtado, e os acionistas em palco. Com Miguel Machado estiveram os restantes membros da Administração Fernando Araújo, Inácio Sousa, José António Pereira e, também, Mário Ferreira, este último apenas na qualidade de acionista.

UM SONHO CONCRETIZADO

Chegar aos 25 anos de empresa é um marco importante, mas o sucesso que a SABSEG vive era impensável em 1999. “Nunca pensamos chegar onde chegamos! Foi um processo rápido e com bastante perseverança”, recorda Fernando Araújo, para quem “valeu a pena todo o esforço.” “Com o apoio de todos os colaboradores, chegamos onde estamos hoje”, exclama.

O passado é isso mesmo, mas para José António Pereira tudo aconteceu de forma célere. Parece até que “estes 25 anos foram como 25 dias”, realçando a “luta, muito trabalho e dedicação”, que levaram toda a administração a sentir-se “orgulhosa com este crescimento.” “Celebrar esta data é, por isso, uma paixão e alegria.”

Quase que a uma só voz, os administradores da SABSEG elogiaram, e muito (!), a qualidade do trabalho realizado e a “retenção do cliente desde o início” são elementos-chave do sucesso para o crescimento exponencial da empresa” e o traçar um futuro de sucesso fará sempre parte dos objetivos da SABSEG: “É muito difícil perdermos um cliente. Para quem trabalha, o futuro para nós só pode ser risonho e é esse o futuro: trabalhar.”

Não sendo da Administração, o empresário Mário Ferreira é “acionista e amigo dos outros acionistas” e não esconde que tem “sentido um orgulho por ver a SABSEG a crescer nesta velocidade.” “Quando o serviço e a atenção que é dada ao cliente pela SABSEG e pela equipa fantástica de colaboradores, é óbvio que será possível alcançar os 1000 milhões de prémios sob gestão num curto prazo de tempo”, ressalva.

SERVIÇO DE QUALIDADE

Há toda uma equipa a trabalhar diariamente para o crescimento da SABSEG, mas há um rosto a identificar todo o trabalho. “Durante estes anos todos, o elo mais importante desta empresa tem sido o Miguel Machado”, analisa José António Pereira.

Em relação ao futuro nada de novo: é na SABSEG! Mas para Fernando Araújo, ainda que “não existam limites, há obstáculos que são precisos ultrapassar”. Sem medo. “O importante é termos objetivos e tentar cumpri-los e ou ultrapassá-los. Traçamos uma meta que eram os 500 milhões de prémios em faturação, mas agora já estamos a olhar para os 1000 milhões”, frisa o acionista.

A festa foi, efetivamente, de gala e foi Miguel Machado quem lançou uma noite diferente e de boa disposição, para quem assistiu ao espetáculo de performance, “Rock Stars”, à magia de Rafael Titonelly e aos momentos musicais já referidos da Hollymood Band e dos GNR.

A celebração foi grande e marcou o “compromisso” da SABSEG “em entregar um serviço de qualidade e soluções inovadoras”. “O nosso sucesso é o resultado da dedicação de cada colaborador e da confiança dos nossos parceiros e clientes. Noto o reconhecimento das pessoas, estão felizes por ter a SABSEG por perto. Sinto uma gratidão enorme por acrescentarmos valor”, salienta o Presidente da SABSEG, que recusa pensar no dia em que vai deixar a empresa: “Digo a amigos, colegas e acionistas que nunca vou rejubilar. Para mim não há reformas e vou trabalhar sempre que possa. Porque gosto e não sei fazer outra coisa além disto.”

A festa não terminou sem a homenagem aos três colaboradores mais antigos e com 25 anos – Adriana Araújo, António Ramos e António Pinto – e sem a vela soprada por Miguel Machado. A um Futuro próspero e na SABSEG!

RECONHECIMENTO NA ÁREA DOS SEGUROS

A SABSEG é um Corretor e assume a liderança do mercado português na área, mas a empresa não se esgota nos seguros. As relações institucionais são muitas, como foi possível ver no jantar comemorativo dos 25 anos.

Mas é, naturalmente, na área dos Seguros que a SABSEG opera e reúne o maior reconhecimento, como acontece com Jorge Magalhães Correia, Presidente da Fidelidade, que frisa o facto da “SABSEG estar no Top 3 dos parceiros da Fidelidade na área de distribuição. Os 25 anos da SABSEG também são um bocadinho da história da Fidelidade”, destaca.

Já Pedro Carvalho, Presidente da Generali Tranquilidade, mostra-se “muito feliz” com a parceria da SABSEG, uma empresa que “cresceu para ser o maior Corretor da Tranquilidade e do Grupo Generali em Portugal. É o nosso parceiro mais importante em Portugal e é com muita alegria que estamos presentes nesta celebração”, refere o responsável máximo da Generali Tranquilidade.

Uma história já longa e que Luís Cervantes, Presidente da Caravela, acompanha “desde 2010”. Hoje os motivos de satisfação são enormes. “É um sonho ter visto a capacidade de expansão internacional, a afirmação no mercado nacional e, agora, a liderança destacada, fazendo parte também de um grupo ibérico”, elogia.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Empresas com História”, publicado na edição de Dezembro (n.º 225) da Executive Digest.