Nova SBE: Aprender a aprender

Na Nova School of Business & Economics (Nova SBE), as pós-graduações são focadas no desenvolvimento de competências, que são, no fundo, conhecimentos em acção. Por isto, toda a proposta de valor é baseada na aquisição de conhecimentos e aplicação prática, numa lógica de lifelong learning. «As pós-graduações potenciam a aposta de conhecimento ao longo da vida, gerando créditos que podem ser utilizados na frequência dos Mestrados Executivos, propiciando o avanço na certificação de competências. Para além disto, um dos grandes factores de diferenciação da Nova SBE prende-se com a qualidade do corpo docente, de múltiplas nacionalidades», explica Marta Pimentel, Executive Education director da Nova SBE.

Na Nova SBE, os participantes das pós-graduações são normalmente profissionais já integrados no mercado de trabalho, com experiências multiculturais, de diversas organizações e sectores, o que gera uma grande capacidade de networking.

Os participantes que frequentam estas pós-graduações têm a vantagem de ter acesso a conhecimentos de vanguarda. A instituição tem apostado no pioneirismo, através do corpo docente de excelência e na criação de conhecimento de ponta. Hoje vai muito além da área tradicionalmente conhecida como Economia, Finanças e Gestão – apostam igualmente na Inovação, Empreendedorismo e aquisição de soft skills, tendo como base o pilar da sustentabilidade. É esta combinação multidisciplinar que os participantes vivenciam na Nova SBE que lhes dá uma vantagem muito grande quando vão para as organizações.

Também a rede de participantes traz um enorme diferencial competitivo, porque os alunos têm a oportunidade de fazer benchmarking de diferentes sectores e de ter uma rede contactos útil para o resto da vida.

Todos os participantes tornam-se Alumni da Nova SBE, que é um grupo constituído hoje por uma comunidade de cerca de 17 mil alunos, espalhados por várias geografias, desde Frankfurt, até Milão, Londres, Madrid, Dublin, Nova Iorque ou São Paulo, tendo acesso a uma rede impressionante de contactos. «Os nossos participantes têm também como vantagem competitiva esta ideia de lifelong learning, com a possibilidade de voltarem à Nova SBE e, a partir dos créditos acumulados, concedidos pelas pós-graduações, poderem dar um novo passo nas carreiras. Do ponto de vista do mercado empresarial, sempre que se avança na carreira e se aumenta a rede de contactos, surgem oportunidades incríveis de colocação no mercado », sublinha Marta Pimentel.


LIFELONG LEARNING

As pós-graduações que Marta Pimentel gostaria de destacar são aquelas que permitem o racional de lifelong learning. «Temos hoje cinco pós-graduações-espelho de Mestrados Executivos, o que significa que, ao completar uma pós-graduação, o participante colecciona um conjunto de CET que lhe permitem fazer uma transição para um Mestrado Executivo, podendo adquirir, desta forma, o grau de mestre. Dentro deste leque, temos dois Mestrados Executivos de carácter mais sistémico: um em Gestão, para profissionais com mais de 10 anos de experiência profissional, e outro de Liderança, para profissionais com mais de cinco anos no mercado de trabalho. Estas duas áreas têm de ser revistas, porque as organizações estão todas num grande movimento de mobilização e mudança.»

Depois, há três pós-graduações e Mestrados Executivos mais especializados em temas que estão em plena revolução: Marketing e Estratégia, é preciso revisitar o marketing digital e a Customer journey; Inovação e Empreendedorismo, todas as organizações estão a caminhar para movimentos de inovação; e por último, Mercados Financeiros e Corporate Finance, todas as dimensões da sustentabilidade financeira do negócio.

Para além destas, existe outro conjunto de pós-graduações, igualmente interessantes. «Criámos uma pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável, que é um dos pilares da escola, e uma especialista em Gestão de Saúde, porque, como sabemos, esta é uma área que está a passar por uma grande pressão e é muito importante que seja repensada numa perspectiva de gestão. Está também no nosso radar a pós-graduação em Gestão da Supply Chain, porque sabemos que as cadeias logísticas estão também em grande mobilização e modificação. E, por último, está agora a ser lançada uma pós-graduação em Data Analytics, que vem abordar um tema fundamental e transversal a todas as organizações», acrescenta Marta Pimentel.


TENDÊNCIAS

Continua a ser muito importante a certificação de competências e, por isso, diz-se que os diplomas têm prazo de validade até três a cinco anos. Depois disso, tudo o que aprendemos precisa de ser renovado e reciclado. As pós-graduações surgem nesta lógica de certificação de competências que precisamos de actualizar e também para assegurar competências que ainda não se possui, mas que são importantes por força da empresa em que se trabalha ou da carreira que se pretende desenvolver. «Por exemplo, numa empresa em que seja importante actualizar a forma de relacionamento com o cliente, a pós-graduação em Marketing é fundamental, numa organização que está num grande movimento de inovação e empreendedorismo, a pós-graduação em Inovação e Empreendedorismo pode ajudar muito, numa organização em que se está a repensar toda a prática de sustentabilidade na área da gestão, do ponto de vista financeiro, ambiental e social, a pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável é crítica.

Diria que as pós-graduações têm este papel de ajudar os profissionais em cada momento das suas carreiras, e ao longo das mesmas, a renovarem competências e a adquirirem novas», refere.

Há competências que são mais transversais, como a gestão e a liderança. Para Marta Pimentel, estas são competências que ajudam ao desenvolvimento mais sistémico da organização, e, por isso, a um olhar mais macro das multivariáveis. «Paralelamente, criámos pós-graduações especialistas, que dependem muito do momento da carreira e necessidades das organizações, o que vai ao encontro do conceito de “serial master” – cada um de nós deve ter boas competências transversais e conhecimentos de um conjunto de áreas especialistas que, à medida que se vai evoluindo na carreira e se vai passando por diversas áreas, deve ser desenvolvida.»


DESAFIOS

A área da gestão está em plena modificação. Vivemos num contexto altamente acelerado, muito exponencial, fruto das tecnologias. Simultaneamente, enfrentamos vários desafios geopolíticos e económicos. Este contexto extremamente incerto e volátil faz com que as organizações precisem de repensar as suas práticas de gestão, de forma a poderem acompanhar estes momentos de crescimento e de crise, que são cada vez mais cíclicos e rápidos. Este contexto tem obrigado as organizações a ganharem muita agilidade, por um lado, e velocidade, por outro, o que significa que há uma necessidade de repensar qual é a estratégia e a cultura organizacional.

O processo de aprendizagem, pelo facto de permitir interagir com uma série de pessoas em contextos semelhantes, pressupõe que se possa aprender muito com os pares e fazer um benchmarking daquilo que está a acontecer noutras empresas, que soluções estão a construir, que boas e más práticas existem, e é este movimento que permite que se vá colocando novas camadas de conhecimento que influenciem práticas no processo de aprendizagem.

«Diria que hoje o grande activo que todos temos é o de nunca perdermos a capacidade de aprender a aprender, e, para tal, é preciso praticar. Se querermos ser bons a aprender, temos de praticar e ter a capacidade de assimilar novos conhecimentos. É este ciclo virtuoso que faz com que o processo e o crescimento individual se reflictam no crescimento organizacional e na ascensão na carreira.»

As pós-graduações ajudam-nos a fazer este movimento de aprender a aprender, de adquirir novas camadas de conhecimento sobre os processos que as outras empresas e pessoas estão a desenvolver para responderem aos desafios actuais», conclui Marta Pimentel.


SUSTENTABILIDADE

Nos pilares estratégicos e de propósito da Nova SBE está o desenvolvimento sustentável das sociedades. «Acreditamos que é possível criar sociedades melhores, por isso, o desenvolvimento sustentável está na nossa agenda prioritária», diz Marta Pimentel. A escola desenvolveu, desta forma, uma jornada de programas que abordam esta questão, na qual a pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável está na base, permitindo a aquisição de novas competências na área, que é transversal a todas as funções, a todas as organizações e sectores. Paralelamente, a instituição tem programas intensivos, como o Paradigm Shift, de carácter mais estratégico, o Sustainable Finance, para abordar a dimensão das finanças sustentáveis, assim como programas de desenvolvimento social para gestores. «É importante dizer que estes programas se destacam por abordarem directamente o tema, contudo, em todos os restantes programas procuramos ter sempre um módulo que aborda esta dimensão», afirma.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “MBA, Pós-graduações & Formação de Executivos”, publicado na edição de Maio (n.º 194) da Executive Digest.

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