ISEG Executive Education: Formação inovadora e global

15A principal motivação dos participantes de um MBA é a elevação das suas competências, para que tenha reflexo nas suas carreiras. Em entrevista à Executive Digest, Paulo Soeiro de Carvalho, director executivo do ISEG MBA, explica os factores diferenciadores deste programa e a sua importância para a evolução da carreira profissional.


O ISEG é uma das melhores escolas de Economia e Gestão, o ISEG MBA é o MBA da Universidade de Lisboa e tem acreditações internacionais como AMBA e AACSB. Que impacto estes factores têm no vosso MBA?

Pertencer à melhor Universidade Portuguesa segundo os rankings internacionais, e contar com um corpo docente de excelência nas áreas da Gestão e Economia, é crucial para a qualidade do MBA. O ISEG MBA tem na elevação dos skills de gestão e liderança dos participantes, o seu principal foco, complementando a formação com parcerias que enriquecem o programa e o percurso dos participantes, como o World Economic Forum, o Instituto Superior Técnico e a Universidade de São Francisco.

O histórico do ISEG MBA, com 38 edições e mais de mil profissionais formados, é elevado pela atribuição de acreditações de alto nível, como a AMBA e a AACSB, cujos standarts reposicionam o programa e demonstram o impacto que este percurso tem nas vidas e carreiras dos nossos alunos.


Quais os factores diferenciadores do vosso MBA?

O ISEG MBA destaca-se por ser uma experiência de formação inovadora e global, que, dando elevada importância core da gestão, aliás como é requisito das acreditações internacionais de que dispõe, vai além, preparando líderes para um presente e futuro cada vez mais disruptivo. Para isso, foi reestruturada toda a área de Leadership & Personal Development e foram criadas cinco streams estratégicos: 1 – Global Futures; 2 – Enterpreneurship & Innovation; 3 – Digital Disruption; 4 – Design & Agility; 5 – Sustainability & Governance.


Ajudar os estudantes a transformar ideias em modelos de negócio é certamente um dos vossos objectivos. De que forma o fazem no MBA?

As semanas imersivas, em Sillicon Valley em parceria com a Universidade de São Francisco, e no Hub Creativo do Beato, em parceria com a Startup Lisboa, são muito valiosos para os participantes. Estes têm a oportunidade de conhecer de perto o mercado empreendedor, desde pequenas startups aos unicórnios, de investidores e também incubadoras. Simultaneamente, no stream de Design & Agility, em parceria com a With Company, são desenvolvidas competências na área do design thinking, onde os alunos são incentivados a pensar fora da caixa, a usar a criatividade e observar o comportamento humano, para idealizarem soluções e criarem novos produtos e serviços.


A par dos temas de liderança, gestão de equipas ou estratégia, é preciso também preparar os formandos para um futuro mais tecnológico e prepará-los para tecnologias como Inteligência Artificial, IoT, Blockchain, Big Data ou Machine Learning? Como é que estão a trabalhar nestas áreas dentro do MBA?

O stream Digital Disruption do ISEG MBA tem como parceiro o Instituto Superior Técnico, o parceiro ideal para completar o nosso know-how de gestão com o conhecimento das novas tecnologias. Com esta parceria, os alunos adquirirem uma visão holística e estratégica deste mercado em constante expansão e ferramentas para aplicar disrupções tecnológicas nos seus contextos profissionais de forma integrada e eficaz.


Qual a importância das soft skills, consideradas cada vez mais imprescindíveis no mercado do trabalho?

As soft skills são competências com o objectivo de melhorar a interacção connosco e com o mundo que nos rodeia. Como futuros líderes, os alunos do ISEG MBA desenvolvem este conjunto de competências no percurso de de Leadership e Personal Development. Uma experiência imersiva de auto desenvolvimento, que apoiará os participantes na criação do seu perfil enquanto líder, com impacto nos negócios, pessoas e sociedade. Esta área foi projectada para transformar a forma como cada um lidera no ambiente de negócios dinâmico e complexo de hoje, fornecendo ferramentas práticas sobre inteligência emocional, estratégias de influência e comunicação, negociação, construção de equipas fortes e gestão da mudança.


Como é que tem sido a procura do vosso MBA por parte de formandos internacionais?

O ISEG MBA e Lisboa são muito atractivos para alunos internacionais, o que tem permitido termos participantes de geografias muito diversificadas. Temos participantes de África, América do Sul, EUA, Ásia e também alguns Europeus, por exemplo da Alemanha.


As perspectivas salariais também contribuem para o reconhecimento internacional. Este, a par da evolução na carreira, também se trata de um dos factores distintivos do vosso programa?

A principal motivação dos participantes de um MBA é a elevação das suas competências, para que tenha reflexo nas suas carreiras. Nesse sentido, as perspectivas salarias são uma consequência esperada, que se tem verificado nos participantes do ISEG MBA, seja por promoções directas nas empresas em que estão, mudança de empresa para melhores oportunidades ou até mesmo criação de negócios próprios.


Quais os principais desafios dos gestores no pós-pandemia?

A agilidade é e será absolutamente crucial, com a dinâmica e velocidade de mudança que se verifica no mundo e negócios. A digitalização, as alterações nos modelos de trabalho, a sustentabilidade e os consumidores cada vez mais participativos são desafios que só podem ser geridos com eficácia através de uma transformação de mindset, que permita a aceitação da inovação, disrupção e a agilidade necessária para acelerar o go to market, assim como a aceitação do erro como parte do processo, para a melhoria contínua e adaptação às novas necessidades.


Que conselhos dariam a quem está a pensar frequentar um MBA?

Façam uma escolha de MBA alinhada com as dimensões do que pretendem para o vosso futuro, desde a valorização pessoal à profissional, passando pelas oportunidades que pretendem criar. Será uma jornada inesquecível, com impacto para o resto das vossas vidas.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “MBA, Pós-graduações & Formação de Executivos”, publicado na edição de Maio (n.º 194) da Executive Digest.