Delta: O Consumidor no centro da estratégia

A Delta Cafés é uma marca muito próxima dos clientes, consumidores e comunidade em geral. lidera novamente o ranking das marcas com maior relevância e reputação de acordo com os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos portugueses, divulgado pela consultora OnStrategy. “Recebemos esta distinção com um enorme orgulho mas, também, com um grande sentido de responsabilidade”.

Executive Digest
Março 12, 2024
11:20

A Delta lidera novamente o ranking das marcas com maior relevância e reputação de acordo com os resultados do estudo de Relevância e de Reputação Emocional das marcas com os cidadãos portugueses, divulgado pela consultora OnStrategy. “Recebemos esta distinção com um enorme orgulho mas, também, com um grande sentido de responsabilidade”.

A Delta Cafés é uma marca muito próxima dos clientes, consumidores e comunidade em geral e esta distinção traduz o nosso compromisso em manter o consumidor no centro da nossa estratégia de marca. Há mais de 60 anos que continuamos presentes no dia-a-dia dos consumidores através do crescimento das nossas marcas, mas também do desenvolvimento de novos produtos para novos consumidores e momentos de consumo. A forte aposta do grupo em criar inovação, garantindo os elevados padrões de qualidade dos seus produtos e em trazer valor à categoria de cafés, resulta na relevância da nossa marca que procura posicionar o café na vida dos nossos consumidores», afirma Mónica Oliveira, directora de marketing do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, em entrevista à Executive Digest. A Delta é uma marca de cariz familiar centrando a sua liderança em valores humanistas que se refletem no compromisso a longo prazo perante a comunidade, trabalhadores e parceiros. «Valores como proximidade, autenticidade, confiança e humanismo uniram-nos em torno da marca e vão continuar a orientar-nos para o futuro. A Delta é, também, uma marca que todos os portugueses reconhecem como sendo de confiança. Inspirados no carisma do fundador do Grupo Nabeiro, Comendador Rui Nabeiro, continuaremos com a nossa visão centrada na valorização das nossas marcas e dos nossos produtos, orientados pela sustentabilidade e inovação do nosso negócio, dando assim continuidade ao seu legado», acrescenta Mónica Oliveira.

Os colaboradores são os principais embaixadores da marca e partilham dos valores da Delta Cafés e do Grupo Nabeiro. É por esse motivo que desenvolvem regularmente um conjunto de acções que materializam esta identidade, sejam de celebração dos momentos que impactam (aniversários dos colaboradores e da empresa, nascimento dos filhos, etc.), sejam acções preventivas em termos de saúde (rastreios, workshops, avaliações de nutrição, etc.), sejam iniciativas de desporto (padel, corridas, trails, bowling, etc.) ou de socialização (eventos de Natal, vindimas, etc.) que promovem o bem-estar.

O Grupo trabalha continuamente para que a estratégia de Employer Branding seja cada vez mais experiencial e desafiam-se a proporcionar momentos de partilha e proximidade interna que espelhem a autenticidade e que envolvam os colaboradores igualmente com as marcas.

«Ouvir e dar voz aos colaboradores é igualmente um factor-chave distintivo no nosso Grupo. Comunicamos de forma constante e em vários canais, respeitando as diferentes realidades que caracterizam o nosso Grupo, assumimos a presença de pivôs de comunicação que partilham e ouvem de perto os colaboradores, que activam as acções localmente e dinamizam as marcas junto da comunidade, comunicamos regularmente a toda a organização na pessoa do CEO os principais marcos do negócio para que todos se sintam envolvidos, e partilhamos diariamente todas as notícias do grupo na nossa intranet», sublinha Mónica Oliveira, directora de marketing do Grupo Nabeiro-Delta Cafés.

Assim, o Grupo está continuamente a aperfeiçoar os modelos de organização do trabalho e dá cada vez mais prioridade às competências dos colaboradores, valorizando e reconhecendo o seu potencial e contributo. Essa é a prioridade, como empresa-família que são, e é também o compromisso para com os colaboradores, assumindo-se como um dos factores distintivos da sua cultura empresarial.

PROXIMIDADE E INOVAÇÃO

O Grupo Nabeiro é uma empresa de proximidade. Proximidade com os parceiros, clientes, consumidores e é na base desta cultura que constrói as suas relações. Por outro lado, continua activamente a apoiar as comunidades onde está inserido e com quem interage e, em Campo Maior, em particular, desenvolve um trabalho contínuo através da Associação Coração Delta, que actua em 3 vertentes – Educação, Saúde e Acção Social – apoiando as franjas mais vulneráveis da sociedade.

Também a inovação, a par da diversificação, internacionalização e sustentabilidade é um dos principais pilares estratégicos do Grupo Nabeiro.

Além de um acompanhamento das principais tendências de mercado e um radar de mercado o Grupo Nabeiro tem o seu modelo de inovação assente em dois programas: o Disruption e o Delta Mind. O Delta Mind, foi desenhado pela área de inovação do Grupo, a Diverge, com o objectivo de antecipar o futuro, criar valor, novo conhecimento e estimular a inovação.

Este modelo descentralizado, garante o alinhamento estratégico de toda a comunidade MIND com o envolvimento de toda a organização. Todos os colaboradores do Grupo Nabeiro são convidados a participar nas diversas iniciativas do Programa de Inovação que promovem uma cultura participativa e proporciona o contributo de todos os colaboradores no processo de inovação. O programa de inovação aberta DISRUPTION, desenvolvido pela Delta Ventures, a unidade do Grupo Nabeiro – Delta Cafés que estabelece a ligação com o ecossistema das startups, dirige-se a startups nacionais e internacionais e pretende impulsionar soluções verdadeiramente disruptivas, visando gerar parcerias com uma visão de futuro. «É mandatório continuar a inovar e a surpreender os portugueses com produtos relevantes e de qualidade acrescentando valor a cada momento e a associar o Grupo Nabeiro a experiências únicas e intemporais», conclui Mónica Oliveira, directora de marketing do Grupo Nabeiro-Delta Cafés, em entrevista à Executive Digest.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Reputação”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 215) da Executive Digest.

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