Caças britânicos integram missão da NATO para vigiar espaço aéreo polaco

Caças britânicos vão participar em missões de defesa da NATO no espaço aéreo polaco, após a intrusão de drones russos na semana passada, anunciou hoje o Ministério da Defesa.

Executive Digest com Lusa
Setembro 15, 2025
20:00

Caças britânicos vão participar em missões de defesa da NATO no espaço aéreo polaco, após a intrusão de drones russos na semana passada, anunciou hoje o Ministério da Defesa.

Os caças Typhoon da Força Aérea britânica “vão juntar-se às forças aliadas, nomeadamente as da Dinamarca, França e Alemanha, a fim de reforçar a defesa e a dissuasão da NATO ao longo do seu flanco leste”, indicou o ministério.

A operação denominada “Sentinela de Leste” (Eastern Sentry) sobre a Polónia vai começar “nos próximos dias”, envolvendo os caças europeus, um navio de guerra e sistemas de defesa aérea, juntamente com as defesas aéreas e terrestres existentes.

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirmou que “o comportamento imprudente da Rússia é uma ameaça direta à segurança europeia e uma violação do direito internacional, razão pela qual o Reino Unido apoiará os esforços da NATO para reforçar o seu flanco leste”.

O reforço militar não é exclusivo para a Polónia, mas o anúncio foi feito dias após uma invasão do espaço aéreo polaco por drones (veículos aéreos não tripulados) russos, que foram intercetados pela Força Aérea polaca.

A Roménia também alegou que um drone russo violou o seu espaço aéreo no sábado.

Os drones têm sido a principal arma utilizada pela Rússia nos ataques a cidades e infraestruturas energéticas e civis na Ucrânia.

A invasão do espaço aéreo da Polónia por drones russos foi o incidente direto mais sério em Estados-membros da NATO desde o início do conflito na Ucrânia, há mais de três anos.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.