Daily Coffee — Garantir um serviço de excelência

A Daily Coffee oferece soluções premium, que vão além do simples consumo: são autênticas experiências de bem-estar no local de trabalho.

Num mercado competitivo, a Daily Coffee destaca-se pela personalização do serviço, tornando-se um parceiro estratégico para empregadores que se preocupam com as suas pessoas. Roberto Mulassano, fundador e diretor-geral, partilha os principais marcos de 2024, um ano de crescimento e inovação para esta empresa que transforma café, água e chá em parte da cultura empresarial, trabalhando já para novas conquistas em 2025.

O ano de 2024 foi positivo para a Daily Coffee? Quais foram as principais conquistas e desafios que enfrentaram?

Foi, sem dúvida, um ano extremamente positivo. Conseguimos consolidar a Daily Coffee como fornecedora de serviços completos de café, água e vending para empresas, e não apenas como distribuidora de café Lavazza. Embora possa parecer um detalhe, é um marco importante para nós. Trabalhamos com várias marcas internacionais de prestígio e o nosso objetivo é oferecer uma gama completa de produtos e serviços a cada cliente. Por exemplo, um dos maiores grupos financeiros franceses tornou-se cliente da Daily Coffee em 2024, e instalámos máquinas de café especiais de barista, fornecemos os cafés premium Lavazza, fontes de água Borg & Overstrom integradas nas bancadas, até água com gás e chá Kusmi Tea a granel. Este foi um grande passo: de máquinas de café para cafés de autor, fontes de água exclusivas com manutenção incluída e até um “tea time” premium com chá Kusmi Tea. Além disso, iniciámos uma parceria com a SMEG, complementando ainda mais a nossa oferta. O principal desafio foi garantir um serviço de excelência e manter a atenção ao cliente, equilibrando isso com preços razoáveis. Sabemos que os nossos preços são mais elevados, mas demonstramos que, com um serviço de alta qualidade e uma oferta personalizada, conseguimos conquistar grandes empresas – e também pequenas! O desafio contínuo será, face ao aumento dos custos, manter um preço justo.

Relativamente a 2025, quais são as vossas metas e expectativas?

O nosso objetivo é continuar a evolução da Daily Coffee para sermos uma empresa multicanal de café, vending, água e chá, estando presentes não só nas empresas, mas também em hotéis e na restauração. Esperamos manter o crescimento de 20%, expandir a nossa excelente equipa e aumentar a carteira de clientes, sempre mantendo um elevado nível de satisfação junto dos nossos stakeholders.

Quais foram as principais inovações introduzidas pela Daily Coffee ao longo do ano passado?

Foi um ano de adaptação. Ouvimos os nossos clientes, fizemos ajustes necessários e estreitámos ainda mais a colaboração com os fornecedores. Criámos, por exemplo, a solução de chá Kusmi Tea a granel para empresas – 100% biológico, sem plásticos e sem desperdício. No entanto, 2025 terá maiores inovações, com novos produtos e serviços que já estamos a desenvolver.

Pode falar mais relativamente aos planos para o ano que agora se inicia?

Será um ano cheio de novidades. Estamos no caminho de nos consolidarmos como a referência em serviços premium de café, vending e água para empresas. Diversas marcas internacionais de café e de chás têm procurado a Daily Coffee como parceiro estratégico em Portugal, o que é um excelente sinal do nosso bom trabalho. Vamos lançar, em breve, soluções inovadoras no campo da alimentação e bebidas saudáveis para os escritórios, combinando tecnologia de ponta com inteligência artificial e marcas exclusivas. Isto será apenas o início, com mais novidades a surgir ao longo do ano.

O que distingue a Daily Coffee face aos concorrentes no setor de café, água e vending para empresas?

Embora pareça uma resposta cliché, o que realmente nos distingue é o atendimento personalizado. Tratamos todos os nossos clientes como se fossem os únicos. Temos clientes com sete colaboradores e outros com mais de 2 mil, mas, em todos os casos, a nossa equipa – desde o Joaquim ou o David que entregam e abastecem as máquinas, ao Fernando ou ao Hugo que fazem a manutenção, até à Isabel ou ao Rui que gerem a faturação – está diretamente envolvida em todo o processo. Não utilizamos bots nem terceirizamos as entregas – tudo é feito pela nossa equipa interna. Essa proximidade e o cuidado com o cliente são o que nos torna diferentes. E claro, a nossa equipa, que desde 2020 duplicou, tem sido fundamental para garantir esse nível de atenção e qualidade.

Como lidaram com as mudanças que existiram desde a pandemia, do teletrabalho até à consolidação do modelo de trabalho híbrido? Que alterações provocaram na estratégia de negócios da empresa, de forma a minimizar o impacto nas vendas?

A pandemia foi, sem dúvida, um momento difícil. No entanto, a nossa proximidade com os clientes permitiu-nos perceber rapidamente o que seria necessário para nos adaptarmos. Em 2024, conseguimos recuperar completamente as vendas e as margens no segmento de escritórios e até crescemos. A chave para o sucesso foi a nossa capacidade de entender as novas necessidades dos clientes e ajustar a nossa oferta a um cenário em constante mudança.

Quais foram as alterações mais marcantes que identificaram no comportamento dos consumidores? De que forma estão a adaptar-se a estas novas realidades?

Os escritórios deixaram de ser apenas um local de trabalho diário e passaram a ser espaços de colaboração, encontros, partilha de ideias e, claro, de convívio à volta de um café, um latte, uma água com gás e limão ou um chá biológico. As empresas estão mais focadas em proporcionar uma experiência diferenciada aos seus colaboradores. Estamos a adaptar-nos a essas novas necessidades, oferecendo produtos e serviços que correspondem a essas exigências.

Com que dificuldades tem a Daily Coffee lidado no mercado de café e quais antevêem para os próximos tempos?

O maior desafio que enfrentamos é o aumento constante dos preços dos produtos e das matérias-primas. A escalada de custos é uma realidade, mas continuamos focados na qualidade do serviço, na proximidade com os clientes e na inovação, seja no campo ambiental, tecnológico ou social. Queremos que os nossos clientes sintam que estão a oferecer aos seus colaboradores algo especial, que os destaque dos concorrentes.

Que estratégias estão a implementar para superar obstáculos e impulsionar o crescimento em 2025, neste mercado tão dinâmico?

Vamos ter uma novidade importante: seremos parceiros oficiais da Lavazza também no setor da restauração em Lisboa, com um foco particular em hotéis boutique e restauração premium. Além disso, passaremos a distribuir diretamente os produtos Lavazza para casa e as máquinas SMEG X Lavazza, sem intermediários. Também estamos cada vez mais focados em apresentar as melhores soluções de fontes de água, com a Borg & Overstrom, que representamos em exclusivo em Portugal, apostando em modelos topo de gama, o que tem sido um grande sucesso.

Quais são as tendências emergentes no setor do café e serviços de alimentação?

Os nossos clientes procuram uma experiência completa – não querem apenas um bom café, mas também um produto com responsabilidade social e ambiental. A origem dos produtos, a qualidade e o impacto dessa experiência vão além do momento de consumo, e cada vez mais os consumidores procuram sentir que estão a contribuir para algo mais, em termos de sustentabilidade. Por exemplo, um cliente Daily Coffee, quando vai à fonte de água Borg & Overstrom do seu escritório encher a sua garrafa, estará a oferecer essa mesma água potável para a população carenciada de uma região da Tanzânia, fruto da parceria que temos com a Made Blue Foundation. Estamos a adaptar-nos a essas novas tendências e a oferecer produtos e serviços que vão ao encontro dessas exigências.

Como se posiciona a Daily Coffee no panorama global dos setores onde opera?

A Daily Coffee está no Top 5 dos operadores de café em cápsulas para empresas em Portugal, e a nossa ambição é alcançar esse mesmo destaque em todas as nossas áreas de atuação. A capacidade que temos de oferecer produtos e serviços diferenciados, com um forte foco no atendimento ao cliente, coloca-nos numa posição privilegiada. Em 2025, esperamos alcançar o estatuto de PME Líder, o que será um grande reconhecimento para a nossa equipa e para o compromisso com a economia local.

Sentem que nas empresas existe atualmente uma maior preocupação com o bem-estar dos colaboradores?

Sem dúvida! E se, durante a negociação, sentimos que essa preocupação não está presente, sabemos que aquela empresa não será uma cliente ideal para nós. Para a Daily Coffee, o conceito “People First” é fundamental. Trabalhamos com clientes que partilham essa visão e que realmente se preocupam com o bem-estar dos seus colaboradores.

A tecnologia pode redefinir a experiência do consumidor neste setor? Já existem exemplos concretos que podemos esperar num futuro próximo?

A tecnologia está cada vez mais presente em todos os setores. No nosso caso, muitas vezes ela não é visível ao cliente, mas faz toda a diferença. Por exemplo, com a telemetria, conseguimos saber em tempo real quando as máquinas estão avariadas, e podemos até alterar as receitas das bebidas na cloud. O cliente não vê esses processos, mas apercebe-se – porque o bom serviço nem sempre se vê, é algo que se sente na eficiência e no tempo que não se perde.