Ataque russo em Zaporizhzhia: imagens mostram tropas ucranianas a destruir dezenas de tanques e veículos blindados

Num vídeo partilhado na rede social ‘Facebook’ pela 118ª Brigada Mecanizada Separada, é possível ver-se as forças ucranianas a repelir o ataque e a deixar vários veículos blindados russos destruídos

Francisco Laranjeira
Outubro 21, 2025
13:22

As forças ucranianas repeliram um ataque russo em larga escala na vila de Mala Tokmachka, a leste de Orikhiv, indicaram as autoridades militares de Kiev: num vídeo partilhado na rede social ‘Facebook’ pela 118ª Brigada Mecanizada Separada, é possível ver-se as forças ucranianas a repelir o ataque e a deixar vários veículos blindados russos destruídos.

O ataque, lançado esta segunda-feira, ocorreu em várias ondas do 71º Regimento de Fuzileiros Motorizados, avançando de Verbove e Novoprokopivka. Cada onda envolveu entre cinco e oito veículos blindados, com um total de aproximadamente 26 unidades russas, incluindo tanques, veículos de combate de infantaria, veículos blindados de transporte de pessoal e veículos blindados “Tiger”.

Os soldados ucranianos da 118ª Brigada disseram que “reagiram rapidamente”. Nas primeiras horas, destruíram dois tanques, 12 veículos de combate de infantaria, seis veículos blindados de transporte de pessoal e dois veículos “Tiger”, forçando as forças russas sobreviventes a recuar em direção a Verbove.

A brigada utilizou artilharia, drones FPV e outros veículos aéreos não tripulados para atingir posições russas, enquanto as equipas dos tanques T-72 atacaram veículos e pessoal inimigo diretamente. Alguns equipamentos russos também detonaram minas. “O inimigo sofreu perdas significativas – pessoal e veículos blindados foram destruídos. Estamos a trabalhar de forma coordenada e decisiva”, disseram as tropas ucranianas.

O ataque ocorreu enquanto a Rússia concentrava forças para novas ofensivas em Zaporizhia. No passado dia 18, o comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia (AFU), Oleksandr Syrsky, anunciou que a Rússia havia realocado tropas da região de Sumy.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.