AstraZeneca prepara-se para recomeçar ensaios clínicos da vacina já na próxima semana

Os ensaios clínicos de uma vacina contra a Covid-19 que está a ser desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford devem ser retomados no início da próxima semana.

Simone Silva
Setembro 9, 2020
17:03

Os ensaios clínicos de uma vacina contra a Covid-19 que está a ser desenvolvida pela AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford devem ser retomados no início da próxima semana, de acordo com fontes próximas da empresa, citadas pelo ‘Finacial Times’.

A farmacêutica, com sede no Reino Unido, suspendeu voluntariamente os ensaios na sequência da descoberta de uma reacção adversa num dos voluntários testados, que adoeceu com uma rara doença inflamatória , segundo o mesmo jornal.

O presidente-executivo da AstraZeneca, Pascal Soriot disse esta quarta-feira que a suspensão dos testes seria apenas uma «pausa temporária» e que o caso estava a ser investigado por um comité independente. Sabe-se agora que em principio os testes poderão ser retomados para a semana.

Antes da suspensão dos ensaios a AstraZeneca estava na corrida para se tornar uma das primeiras a entregar os resultados obtidos nos teste clínicos da vacina. A farmacêutica descreveu a pausa como uma «acção de rotina que deve acontecer sempre que se verificar uma doença potencialmente inexplicável num dos ensaios».

Pode acontecer que os testes de vacinas sejam interrompidos por algum motivo e de acordo com o jornal norte-americano esta já é a segunda vez que tal acontece com a AstraZeneca. «Esperamos que existam ainda mais pausas antes de o ensaio terminar», disse uma das fontes citada pelo ‘Financial Times’.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.