Sector de apostas desportivas cresce e operadores investem em apps para utilizadores
O setor de apostas desportivas continua a sua tremenda expansão, colocando-se como uma das indústrias em maior desenvolvimento nos últimos anos.
Esta ascensão em termos económicos tem sido acompanhada por variadas entidades reguladoras sendo que, em Portugal em específico, a SRIJ é o órgão que regulamenta e inspeciona toda a atividade relacionada com o jogo online.
Através da plataforma oficial da SRIJ é possível decifrar os números por detrás deste crescimento, já que a entidade reguladora lançou recentemente o último relatório relativo ao terceiro trimestre de 2021.
Para além destes dados em concreto, é notória a maior aposta das plataformas pelos aplicativos, sendo que o Casino Portugal é um dos operadores que investiu pesado em um app para telemóveis, cativando assim um público-alvo maior e, consequentemente, novos utilizadores.
Estas pequenas mudanças acabam por ter um impacto muito significativo no setor das apostas desportivas, sendo que neste artigo iremos explorar mais ao detalhe o que leva esta indústria a ter um papel tão determinante na economia atual em Portugal e a nível mundial.
As diferentes estratégias dentro do sector
O crescimento natural que o jogo online tem vindo a evidenciar acaba por ser direcionado para a evolução das apostas desportivas, onde vimos um acréscimo para os 162 mil jogadores, segundo os números lançados pela SRIJ no seu relatório do terceiro trimestre de 2021.
As apostas desportivas têm cada vez um maior impacto devido ao enorme investimento que está a se realizado pelas plataformas de casas de apostas, mas também ao marketing “agressivo” que estas têm vindo a realizar.
Muitas dos nomes mais conceituados nas apostas desportivas já se associaram a clubes de renome em Portugal, sendo que ao tornar-se patrocinadores oficiais estes acabam por ter um lugar de destaque quer nos equipamentos, quer nas instalações do clube.
Desta forma, para além de vermos uma simbiose perfeita entre empresas e clubes desportivos e plataformas de apostas, o público a quem este marketing é direcionado tem vindo a corresponder às expetativas, efetuando mais registos de novos utilizadores.
Outro dos fatores a salientar é também as operadoras de apostas desportivas estarem a colocar-se em mais diversas zonas demográficas, usando outras formas de entretenimento, como por exemplo os eSports, para chegarem a um público-alvo que antes não conseguiam.
O impacto em termos globais
Segundo a plataforma Research & Markets, uma das mais reputadas no panorama atual em termos de investimentos, o mercado do jogo online a nível global deverá ter crescido praticamente 8 mil milhões de dólares entre 2020 e 2021.
Estes números demonstram que o restabelecimento à normalidade das atividades destas empresas de jogo online tem vindo a ter uma preponderância enorme, sobretudo mais rápido que a economia achava, em termos gerais.
O investimento em mercados económicos fortes e com grande potencial como os Estados Unidos da América e do Brasil acaba por ser um dos fatores mais determinantes nesta ascensão, já que a legalização do jogo online parece estar em funcionamento quase total.
Através dos mesmos estudos realizados pela Research & Markets, é também expectável um número à volta dos 112 mil milhões de dólares em 2025 relativo ao jogo online, objetivos completamente realistas tendo em consideração à evolução atual.
Aposta nos dispositivos móveis
A maior monitorização dos jogos online por parte de entidades reguladoras fez também com que a curiosidade de novos jogadores se transportasse mais para o digital, um espaço onde as operadoras viram-se “obrigadas” a desenvolver os seus aplicativos próprios.
Este investimento realizado pela maioria das plataformas de apostas desportivas era algo que se previa que fosse a acontecer, já que cada vez mais o público a quem este serviço é destinado acaba por o fazer através dos seus dispositivos móveis.
Foto: STOCK PEXELS
O desenvolvimento de apps para usuários é, sem dúvida alguma, uma parte muito importante na distinção e avaliação entre diferentes competidores, já que muitos utilizadores preferem apps nativas a terem de navegar em sites otimizados.
Atualmente, é imensurável o potencial desta indústria e o que estas plataformas de apostas desportivas ainda podem oferecer, contudo, é esperado que o mercado continue a sua constante evolução, satisfazendo assim todas as necessidades e diferentes tendências.