Com uma longa tradição histórica de boas relações políticas e económicas, Portugal e os EUA podem aproximar-se ainda mais devido ao interesse americano em investir no nosso país.
“Vemos, hoje em dia, uma crescente comunidade americana em Portugal a interessar-se e a fazer novos investimentos e temos já uma presença de várias empresas americanas sediadas em Portugal. Acho que nos próximos tempos vamos assistir a um novo ciclo de investimento americano em Portugal”, diz Rita Faden, Presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) em entrevista ao ‘Diário de Notícias’.
Rita Faden, que foi chefe de gabinete do primeiro-ministro, António Costa, até outubro de 2018 e em março de 2019 foi escolhida como nova presidente do conselho de administração e do conselho executivo da FLAD, acredita que um dos fatores potenciadores está relacionado com o investimento em Defesa, por forma a que Portugal tenha a capacidade de dar o seu contributo para a defesa europeia.
Outro atrativo de investimento em Portugal para os EUA são os Açores, que representam uma “enorme riqueza e vantagem que pode e deve ser explorada, incluindo numa perspetiva de segurança e defesa e de maior utilização da Base das Lajes.”
Rita Faden acredita ainda que Portugal seria mais competitivo se tivesse mais empresas com capital americano, e sublinha a importância de qualquer investimento estrangeiro em Portugal.














