As autoridades de saúde pública confirmaram que, afinal, este novo coronavírus tem uma taxa de mortalidade global de 3,4% e não de 2%, como chegou a ser adiantado. O Covid-19 é, ainda assim, menos mortal do que outros coronavírus como a SARS (9,5%) e a MERS (34,5%).
Numa conferência de imprensa sobre o surto provocado pelo novo coronavírus e que provoca a doença designada de Covid-19, o director-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, adiantou que, «globalmente, cerca de 3,4% dos casos divulgados de Covid-19 morreram».
A OMS disse na semana passada que a taxa de mortalidade da Covid-19 poderia variar 0,7% a 4%, dependendo da qualidade do sistema de saúde onde é a doença é tratada. No início do surto, os cientistas haviam concluído que a taxa de mortalidade era de cerca de 2,3%.
«Nunca tínhamos visto um patogénico respiratório que é capaz de uma transmissão comunitária, mas que pode ser contido com as medidas certas», escreveu o alto responsável da OMS no Twitter segunda-feira, sublinhando que «conhecer e perceber uma epidemia é o primeiro passo para a derrotar».
O surto de Covid-19 já provocou mais de 3.100 mortos e infectou mais de 90.300 pessoas em cerca de 70 países e territórios. Das pessoas infectadas, cerca de 48 mil recuperaram, segundo as autoridades de saúde de vários países.
A DGS que tem um microsite com múltiplas informações sobre a doença, recomenda como principais medidas de prevenção a frequente lavagem de mãos. Em caso de possível contágio, a indicação é ligar para o SNS 24 (808 24 24 24) e evitar deslocações aos serviços de saúde.
A Organização Mundial da Saúde elevou a ameaça internacional do novo surto de coronavírus para «muito elevada», reiterando que o vírus pode transformar-se numa pandemia.













