O confinamento imposto aos campos de migrantes gregos termina este domingo, dia 19 de Julho, depois de o governo ter decidido prorrogar a medida por cinco vezes.
A Grécia prolongou a 4 de Julho, pela quinta vez, o confinamento imposto aos campos de migrantes no território, apesar de alegações de que o Governo está a usar a pandemia de Covid-19 para lhes limitar os movimentos. O confinamento dos campos de refugiados, que começou em 21 de Março, termina hoje.
No quadro deste confinamento, os migrantes não estavam autorizados a sair dos campos, mas, entre as 07h e as 21h, eram permitidas saídas de grupos de menos de 10 pessoas, ao ritmo de um máximo de 150 pessoas por hora, segundo as regras anunciadas pelas autoridades.
Os migrantes manifestaram por diversas vezes frustração face a este quinto prolongamento do confinamento imposto.
«Não percebo porque fazem isto. Talvez queiram mesmo manter os campos fechados?», questionou Hamoudi, um migrante somali de 24 anos, em declarações à agência France Presse, na altura em que foi anunciada a extensão.
Para Marco Sandrone, coordenador da organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) no campo de Moria, na ilha de Lesbos, este confinamento, no caso dos migrantes, não é uma questão de saúde pública.
As Organizações Não Governamentais têm alegado que o confinamento prolongado decretado aos migrantes pelas autoridades gregas está relacionado com a época turística, sobretudo agora que a União Europeia começou a reabrir as fronteiras.
O Governo “procura tornar os refugiados o menos visíveis possível”, afirmou Jenny Kalipozi, uma voluntária da ilha de Chios que dá apoio aos migrantes nos campos.






