Huawei: Dedicação aos consumidores
EXECUTIVE DIGEST CONTENTSNa Huawei há algo que é comum a todos os colaboradores: o foco no consumidor e a certeza de que existimos para responder às necessidades dos clientes. Trabalha-se para garantir o futuro a longo prazo da empresa. Procuram a excelência, abraçam desafios e oportunidades e nunca desistem. Isso tem sido fundamental para superar os momentos mais exigentes e desafiantes. A marca foi agora considerada uma das mais reputadas na categoria telemóveis para os portugueses.
A Huawei foi considerada uma das marcas mais reputadas na categoria telemóveis para os portugueses. Como analisa este resultado?
Em 2019, um em cada três portugueses escolheram a Huawei como a marca de smartphones preferida. Uma decisão que se reflectiu no prémio Escolha do Consumidor, que a Huawei venceu pelo terceiro ano consecutivo, na categoria de smartphones. Uma distinção que é tão nossa como de todos os clientes que, diariamente, depositam a sua confiança na marca e escolhem os nossos produtos. O voto de confiança dos portugueses é o que nos motiva a continuar a nossa estratégia focada nas pessoas e a aplicar todos os dias o nosso claim de marca “Make it Possible”.
Sempre com o consumidor em primeiro lugar, o compromisso é continuar a investir no desenvolvimento de produtos inovadores e de qualidade que permitam uma melhor experiência e serviços integrados. Cada vez mais os portugueses associam a Huawei a produtos premium, a inovação e tecnologia sempre focados em melhorar o dia-a-dia (o projecto StorySign, uma aplicação que pretende ajudar crianças surdas a ler desenvolvida pela Huawei e disponível para todos os smartphones nas três maiores lojas de aplicações do Mundo é um dos casos).
Na área de produto, as qualidades e características dos smartphones, como a câmara, a autonomia da bateria e a qualidade de ecrã, são algumas das razões que ajudaram a Huawei a criar uma excelente reputação no segmento de telemóveis.
Acreditamos que a qualidade dos nossos produtos é o que nos leva a ser das marcas mais reputadas na categoria de smartphones pelos portugueses, que confiam nos nossos produtos e na nossa marca.
Como se consegue manter esta relação de confiança tantos anos?
O que nos diferencia é, acima de tudo, a nossa dedicação aos consumidores. Tudo o que fazemos é a pensar nos nossos consumidores, mobilizamos os recursos necessários para responder às suas expectativas e os consumidores reconhecem a nossa perseverança e dedicação.
A Huawei é uma marca focada no consumidor – “consumer centric oriented” – e um dos exemplos que temos deste posicionamento e estratégia da marca localmente, foi a abertura, em 2017, de dois Customer Service Centers, um em Lisboa e outro no Porto, em zonas centrais das cidades. Os Huawei Customer Service Center permitem-nos ter um contacto mais directo com os consumidores, oferecer soluções, na hora, para serviços de reparação e ao mesmo tempo permitir que os consumidores usufruam de uma experiência interactiva através das últimas novidades da Huawei.
O nosso foco no futuro vai continuar a ser o desenvolvimento de uma experiência de utilização num cenário integrado que permita desenvolver um estilo de vida mais inteligente em todos os momentos da vida. A Huawei compromete-se a desenvolver uma experiência de utilização melhorada e centrada nos smartphones interligados a outros dispositivos móveis inteligentes, como os wearables, dispositivos de áudio, PC ou tablets para que possamos trazer uma melhoraria na qualidade, experiência e serviços, e continuar a manter a reputação e esta relação de confiança que temos com os consumidores portugueses, as quais levamos muito a sério.
Quais os principais valores da marca?
Temos consciência que a Huawei só existe graças aos nossos clientes e é para eles que trabalhamos todos os dias. Para que consigamos manter este foco e atingir o nosso objectivo máximo de criar um mundo inteligente mais contectado, a dedicação das equipas é fundamental. Esta dedicação apenas pode ser alcançada com preserverança e a vontade de manter o rumo mesmo nas adversidades.
Apesar de tudo, a Huawei não perde de vista a sua visão principal: melhorar a vida das pessoas através da comunicação. Para tal, aproveitamos a nossa experiência e conhecimento no sector de TI para criar oportunidades, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade, economia e meio ambiente, com soluções ecológicas que permitem aos nossos clientes reduzir o uso de energia, as emissões de carbono e os custos de recursos.
A nossa estratégia é sustentada em valores de inovação e tecnologia que tragam mais-valias às pessoas. É neste sentido que temos vindo a desenvolver o portefólio, indo além do smartphones que construíram a reputação da marca, e apresentando dispositivos complementares. Entre tablets, PC, dispositivos de realidade virtual, wearables, ecrãs, dispositivos de áudio e altifalantes inteligentes a oferta da Huawei é cada vez mais ampla e acreditamos que o desafio é dar sempre um passo à frente, criando novos atributos para os nossos produtos e serviços alcançarem o coração de todos os consumidores e continuarmos a merecer a sua confiança.
Este é um compromisso assumido por todos os colaboradores? É a dedicação dos nossos colaboradores, que procuram sempre mais e melhor para os nossos consumidores, que nos inspira todos os dias e que nos ajuda a conquistar a confiança e o respeito dos nossos clientes. É graças à preserverança de cada um dos colaboradores da Huawei, que nunca perdem o foco mesmo quando existem obstáculos e desafios que chegámos onde estamos hoje. Na Huawei procuramos a excelência, abraçamos desafios e oportunidades e nunca desistimos. Acreditamos que para crescermos e sermos capazes de fazer melhor a cada dia é importante ouvir-nos uns aos outros e identificar o que precisa de ser melhorado, de forma a superar as expectativas. Essa reflexão constante permite-nos criar valor a longo prazo para os nossos clientes, oferencendo-lhes sempre os melhores produtos e experiências possíveis.
A reputação também se constrói num contacto próximo com o cliente? Como trabalham essa ligação?
Queremos continuar a trazer a melhor tecnologia para o mercado português, reforçando a nossa sólida posição como marca segura e confiável não só para os consumidores como para os parceiros que ao nosso lado trabalham.
Acreditamos que os nossos dispositivos são, cada vez mais, parte integrante da vida dos nossos clientes o que os leva a querer ir sempre ao encontro da necessidade de cada um dos nossos clientes. Foi assim, que num contexto de pandemia mundial, acabámos por criar um serviço de recolha e reparação, através do qual recolhiamos os dispositivos danificados dos nossos clientes nas suas moradas e reparávamos sem que, para isso, os clientes tivessem que se preocupar em deslocar-se.
Com o intuito de estarmos mais próximos do cliente final, criámos uma série de canais através dos quais é fácil e conveniente para os nossos clientes entrem em contacto com a Huawei diariamente. Para além da linha telefónica de assistência técnica, contamos com um serviço de assistência via WhastApp, a nossa aplicação de pós-venda, HiCare, e o chat do nosso site com milhares de utilizadores activos mensalmente, os nossos dois customer service centers de Lisboa e do Porto com assistência directa ao consumidor final e ainda a nossa equipa de promotores destacada nas lojas dos nossos parceiros, sempre pronta a responder a todas as questões que os consumidores possam ter sobre os nossos produtos e serviços, desde esclarecimentos do foro da funcionalidade até dicas de utilização.
Tendo em mente este objectivo de maior proximidade com o cliente, lançámos uma página online inserida no nosso website que pretende incentivar os portugueses a partilhar as suas opiniões, a tirar as suas dúvidas e curiosidades sobre os produtos e serviços da marca para que, em conjunto, possamos criar uma melhor experiência na Huawei AppGallery, a plataforma oficial de aplicações para smartphones e tablets Huawei e a terceira maior loja de aplicações do mundo. O objectivo desta campanha é criar uma comunidade mais informada e que consiga tirar o maior partido de todas as ferramentas que a Huawei disponibiliza e criar uma comunidade mais próxima da marca.
Acreditamos que outro factor diferenciador neste campo seja a comunicação da Huawei. Optamos por uma comunicação directa, vibrante e sempre focada nas pessoas e nas suas necessidades. Em todas as nossas campanhas expressamos o nosso ADN: ligar e inspirar as pessoas para que estas possam fazer melhor com as ferramentas que lhes proporcionamos. Localmente desenvolvemos sempre campanhas direcionadas aos portugueses para que estes sintam que estão a ser ouvidos pela marca com quem estão a interagir diretamente. Um exemplo recente, é o concurso local lançado pela Huawei e inserido nos Prémios Next Image, o maior concurso mundial de fotografia para smartphones onde em Portugal, a Huawei aproveitou o momento para premiar a criatividade local, dos portugueses.
A relação com os colaboradores, parceiros e com a comunidade em que está inserida são outros pilares para este reconhecimento por parte dos portugueses?
A Huawei está determinada em criar valor não só para os consumidores finais como para os nossos parceiros, como as operadoras de telecomunicação, retalhistas, fornecedores e empresas parceiras, oferecendo produtos e soluções inovadoras e personalizadas para aumentar o potencial dos nossos clientes a longo prazo. Os nossos produtos e serviços são vendidos em mais de 170 países, atendendo a mais de um terço da população global, mas sempre com uma aproximação local. Um exemplo desta localização é o projecto StorySign, o projecto de cariz social da Huawei que visa ajudar crianças surdas a aprender a ler através de uma aplicação de realidade aumentada disponível nas três principais lojas de aplicações para smartphones e tablets, que localmente conta com a parceria da Federação Portuguesa das Associações de Surdos (FPAS). Estamos certos que esta aproximação à comunidade local é algo que nos dá reconhecimento por parte não apenas daqueles que são parte integrante da mesma mas como dos restantes portugueses que são impactados e têm conhecimento destes tipo de projectos.
Os canais digitais têm influência junto da percepção que os consumidores têm de uma marca. De que forma a Huawei trabalha esta área?
Novos hábitos, preferências e formas de relacionamento surgem todos os dias, principalmente, a partir do boom que se registou com o uso dos smartphones. As redes sociais têm transformado o modo como as pessoas lidam com a sociedade, baseando-se num modelo de interligação e comunicação de todos e para todos. Os novos consumidores são percursores da inovação digital, adoptaram a conectividade e a mobilidade, ganharam voz nas redes sociais e criaram novas formas de se relacionar com as marcas, empresas, instituições e entre eles.
Com toda a facilidade proporcionada pelas plataformas digitais, as redes sociais contribuem de forma bastante significativa na exposição das marcas, e da Huawei, oferecendo oportunidades interessantes para as empresas e consumidores.
Na Huawei, utilizamos os nossos canais digitais como o nosso site e as nossas redes sociais para comunicar directamente com os consumidores finais, procurando sempre ter uma porta aberta para esclarecer qualquer dúvida que posa surgir relativa aos nossos produtos e serviços.
É através destes canais que não só partilhamos informações sobre os últimos lançamentos, dicas de como tirar o máximo partido dos dispositivos Huawei, onde partilhamos prémios nacionais e internacionais que demonstram a reconhecida qualidade e confiança depositada pelos consumidores de todo o mundo nos nossos produtos e onde aproveitamos, ainda, para mostrar a todos os portugueses os benefícios dos nossos produtos, como é o caso da nossa conta de Instagram, toda ela composta por fotografias que são captadas por um grupo de micro influenciadores da Huawei com os nossos smartphones e onde é verdadeiramente possível ver a elevada qualidade das imagens captadas pelas lentes de um Huawei.
Quais os principais desafios da Huawei para manter sempre este elevado índice de reputação junto dos consumidores?
Acreditamos que um dos principais desafios é conseguir estar sempre a par de quais as necessidades dos nossos clientes e quais as necessidades futuras que estes vão ter por forma a sermos capazes de desenvolver sempre produtos e serviços que vão de encontro ao que é procurado, mantendo-se, assim, a Huawei como uma marca com um elevado índice de reputação junto dos portugueses.
Um execelente exemplo de algo que acreditamos ser um dos pontos principais para mantermos elevada a confiança dos consumidores na nossa marca é a recente expansão da Huawei AppGallery, a terceira maior loja de aplicações do mundo, a nível local com a adição de um cada vez maior número de apps nacionais no catálogo de aplicações disponíveis no mundo inteiro. Contamos já com alguns dos grandes bancos a nível nacional, aplicações do Governo e também dos nossos parceiros, bem como aplicações que procuram melhorar o dia-a-dia dos nossos consumidores.
Este é um esforço local que tem sido feito no último ano e que tem dado frutos não só entre os consumidores, que acreditamos estarem satisfeitos com o progresso da marca, mas também junto dos parceiros que vêm na Huawei uma alternativa viável às existentes. É com projectos desafiantes como este que procuramos manter a confiança dos portugueses na marca Huawei, nos nossos produtos e nos nossos serviços.
Continuamos a comprometermo- -nos a manter o nível de qualidade que tivemos até hoje com os nossos consumidores e que sabemos nos trouxe até ao nível de reputação que alcançámos no mercado português de smartphones.