Audi: Autonomia e agilidade
EXECUTIVE DIGEST CONTENTSEste é, naturalmente, um motivo de orgulho mas, também, o reflexo do trabalho que, em conjunto com a rede de concessionários, tem vindo a fazer ao longo dos anos. Para manter esta relação duradoura e de confiança com os portugueses ao longo de tantos anos não há fórmulas mágicas. «Trabalhamos todos os dias para merecer a confiança dos nossos clientes, tanto nos nossos modelos, como serviços, sabendo que há sempre aspectos que podem ser melhorados. Acima de tudo sabemos que temos que ouvir os nossos clientes, seja directamente, seja através dos parceiros de negócio», explica fonte oficial da Audi.
A Audi tem vindo a trabalhar, há já alguns anos, no tema da sustentabilidade e da eficiência energética. O ano passado, em 2019, foi um marco nesse aspecto. Foi o culminar de alguns anos de desenvolvimento e aperfeiçoamento que teve o seu ponto alto no lançamento do Audi e-tron. O primeiro Audi 100% eléctrico. Foi o momento de se dizer «O (automóvel) eléctrico agora é Audi» e isto significa muito, significa ter no mesmo automóvel, a qualidade de construção Audi, a tracção quattro, os faróis LED Matrix e todo um conjunto de sistemas de ajuda à condução que permitem, a quem conduz o e-tron, desfrutar do prazer de condução de um Audi mas, agora, 100% eléctrico. «Foi assim que o e-tron se posicionou, mais do que um automóvel eléctrico, é um Audi eléctrico e o sucesso alcançado comprova que foi a conjugação perfeita. Esta aposta nos modelos 100% eléctricos, tem agora o seu segundo momento com a chegada do Audi e-tron Sportback, também um SUV mas de linhas marcadamente mais desportivas, um SUV Coupé», acrescenta fonte oficial da Audi.
Em paralelo, a Audi apostou também no desenvolvimento de motorizações híbridas, que combinam um motor a combustão, com um motor eléctrico, designadas na Audi por TFSIe. Lançou em 2020 os modelos A6 Limousine, A6 Avant, A7 e Q5 TFSIe. Mas em termos de sustentabilidade não se restringim aos motores. No novo Audi A3, que lançaram em Julho, são utilizadas garrafas de água recicladas para o revestimento dos bancos.
«Olhando, por exemplo, para as nossas fábricas, a de Bruxelas onde são fabricados os modelos e-tron é, desde que teve início a produção, em 2018, neutra em termos de emissões de CO2. Isto representa uma redução de emissões de 40 mil toneladas/ano! No corrente ano, na fábrica de Gyor (Hungria) foi instalado o maior parque fotovoltaico da Europa instalado em edifícios. Estes painéis, com uma área total de 160 mil m2, permitirão uma redução de emissões de 6 mil toneladas de CO2», sublinha fonte oficial.
Tudo isto faz parte de um caminho que a Audi vai continuar a seguir e que permitirá, num futuro próximo, ter mais novidades no capítulo da sustentabilidade.
PREMIUM
A Audi quer ser a marca premium mais progressiva do mercado. Mais do que uma ambição, este é um compromisso sério que os levará, em 2025, a ter 40% do volume de vendas com motores eléctrificados, aumentando para 30 os modelos electrificados, dos quais 20 serão 100% eléctricos. Entre os modelos que gostariam de destacar estão, claramente, os modelos e-tron. «O e-tron que já conhecemos, o e-tron Sportback que agora lançamos e, no início de 2021, o e-tron GT. Mas, no imediato, o e-tron Sportback, claro.»
Em termos de design, o e-tron Sportback, é um SUV Coupé, claramente com um aspecto marcadamente desportivo mas no qual o espaço interior não é minimamente comprometido, transportado confortávelmente toda a família. Em termos de motorização, no caso do e-tron Sportback 55 quattro, tem um motor com, até, 408cv de potência e uma autonomia que pode chegar aos 446 km. O sistema de transmissão utiliza tecnologia quattro, um sistema de transmissão de tracção total, desenvolvido pela Audi há 40 anos e com um constante aperfeiçoamento.
A bateria de 95 Kw/hora foi montada na zona inferior do e- -tron Sportback o que lhe garante um baixo centro de gravidade, contribuindo assim para um desempenho fantástico em termos de condução. Com uma potência de carregamento de 150 Kw, consegue, em conjunto com um sistema de carregamento adequado, carregar 80% da bateria em 30 minutos. É ainda importante referir que o Audi e-tron é o veículo de série com maior capacidade de regeneração da bateria, contribuindo este sistema com 30% da sua autonomia.
«Tanto o e-tron Sportback, como o e-tron, vêm demonstrar que já não é necessário fazer cedências em termos de conforto, qualidade de construção, prazer de condução ou habitabilidade para ter um automóvel eléctrico. Agora é possível ter tudo aquilo que se espera de um Audi com a sustentabilidade de um automóvel 100% eléctrico», afirma fonte oficial.
Assim, os utilizadores podem esperar do Audi e-tron Sportback um automóvel com um excelente desempenho e autonomia para deslocações mais longas mas, de igual forma, um automóvel ágil e dotado de sistemas de ajuda à condução que fazem da condução em cidade um momento de prazer.
Vantagens ecológicas
O Audi A6 (nas versões avant e limousine), o A7, o A8, o Q5 e o audi Q7 tfsie são os principais modelos híbridos.
A Audi foi o primeiro fabricante do mundo a combinar injecção directa de gasolina com turboalimentação na produção de carros de grande escala. Agora, vai um passo além e expande a sua estratégia de electrificação com a ofensiva dos modelos híbridos plug-in com motores TFSIe que oferecem autonomia 100% eléctrica em mais de 40 quilómetros (de acordo com o ciclo WLTP). Isto siginifica que, para muitos dos utilizadores, o percurso casa-trabalho-casa possa ser feito na totalidade em modo eléctrico o que, não só, é mais sustentável como muito mais económico.
Sobre as principais vantagens que combinam os modelos híbridos plug-in, a marca explica. «Se se desloca diariamente no trânsito das grandes cidades, prefere utilizar o motor eléctrico. Uma opção que permite aproveitar todas as vantagens de um carro eléctrico. A operação eléctrica do veículo é ultrassilenciosa no interior e, no exterior, quase apenas os ruídos do vento e do rolamento são perceptíveis a velocidades mais elevadas. Além disso, neste modo de operacionalidade, não tem emissões de CO2», explica fonte oficial da empresa.
Por exemplo, com o motor eléctrico no Audi A6 Avant 55 TFSIe quattro, pode percorrer no dia- -a-dia curtas distâncias de cerca de 45 km no modo 100% eléctrico podendo alcançar uma velocidade de 135km/h, de forma eficiente e com zero emissões poluentes. Para viagens mais longas, o motor de combustão transporta-o com confiança ao seu destino, sem paragens para um carregamento. E no modo “boost”, a aceleração 0-100 km/h em 5,7 segundos (consumo combinado de combustível em l/100 km: 2.1-1.9; consumo combinado de energia eléctrica em kWh/100 km: 18,1-17.6; emissões combinadas de CO2 em g/km: 48- 44) permite experimentar toda a gama de rotações num verdadeiro prazer de condução.
TFSIe
Os “veículos híbridos plug-in” da Audi (ou “PHEV”) são identificados pela designação TFSIe. O TFSI (Turbo Fuel Stratified Injection) refere-se ao motor a gasolina turbo, enquanto «e» se aplica ao motor eléctrico que suporta o motor a gasolina e também pode alimentar o carro com energia 100% eléctrica. «Como referimos, a possibilidade de poder circular em modo 100% eléctrico por mais de 40 km, é para a grande maioria dos condutores, um garante de que os percursos efectuados entre casa e trabalho, podem ser feitos com vantagens ecológicas e económicas», sublinha fonte oficial.
Sobre a mobilidade do futuro, os responsáveis da Audi não têm dúvidas: o futuro é eléctrico! «A aposta da Audi é clara, e nesse sentido temos como objectivo poder oferecer, até 2025, um total de 20 modelos 100% eléctricos. No entanto, estamos também a desenvolver novos modelos híbridos plug-in, que complementarão a nossa gama de modelos electrificados», conclui.