«Parem de usar desodorizante». Metro de Berlim deixa apelo aos passageiros

Apesar de estranho este pedido tem um objectivo: combater o novo coronavírus,

Simone Silva

O Metro de Berlim deixou um apelo insólito aos seus passageiros. «Parem de usar desodorizante», pode ler-se em várias mensagens deixadas nas redes sociais da empresa.

Apesar de estranho este pedido tem um objectivo: combater o novo coronavírus, mas como? Com a chegada do verão e do calor, a falta de higiene torna-se mais perceptível, sobretudo em espaços fechados, o que faz com que, se as pessoas não usarem desodorizante, não consigam suportar o cheio no metro e se sintam obrigadas a usar máscara para melhorar a situação.

Esta medida surge porque as autoridades locais perceberam que, apesar de a maioria das pessoas cumprir com as medidas de higiene necessárias para impedir a propagação do vírus, ainda não é suficiente, visto que muitas continuam sem usar máscara, ou usam-nas de forma indevida.

«Não nos deixam outra opção» , pode ler-se num publicação partilhada no Twitter da empresa que gere os transportes públicos da capital alemã. Embora a medida possa parecer absurda, as autoridades acreditam que será necessária e eficaz, numa altura em que Berlim se tornou o foco de infecções do país.

As autoridades querem fazer todos os possíveis para manter a situação epidemiológica dentro de controlo. O transporte público é um dos locais onde as pessoas partilham um espaço fechado durante um determinado período de tempo e, no caso de Berlim, a sua utilização aumentou para 50%, segundo o jornal espanhol ‘La Vanguardia’.

A Alemanha regista actualmente 197.607 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus e ainda 9.024 vítimas mortais, de acordo com dados oficiais da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.