Ministra do Trabalho diz que a curva do desemprego é «descendente»

Portugal regista mais 93 mil desempregados desde o final de Fevereiro até ao momento, «mas a curva desta evolução do desemprego é descendente».

Executive Digest

Portugal regista mais 93 mil desempregados desde o final de Fevereiro até ao momento, «mas a curva desta evolução do desemprego é descendente», garante Ana Mendes Godinho em entrevista à Antena 1. Segundo a ministra do Trabalho, Março contou com 28 mil novos desempregados, em Abril foram 48 mil e em Maio 16 mil, reflectindo já o regresso da actividade económica – que esteve parada durante dois meses por razões sanitárias.

Na mesma entrevista, Ana Mendes Godinho indicou que há menos 21 mil empresas a recorrer ao lay-off e que o Estado já gastou 580 milhões de euros com este mecanismo. A ministra refere ainda que o Governo vai avançar com um pacote de 180 milhões de euros para incentivos directos à contratação e para a requalificação de trabalhadores.



Quanto aos lares clandestinos, Ana Mendes Godinho afirma que ainda esta semana deverá ser aprovada a simplificação do processo de licenciamento, passando do modelo tradicional para uma comunicação prévia. Isto significa, segundo a ministra, que passará a existir uma verificação de requisitos a nível camarário e uma aprovação prévia com verificação apenas a posteriori.

«Tenho muito esta filosofia: é preciso simplificar cada vez mais para dar respostas mais céleres», sublinha, acrescentando ainda que não acredita que falte fiscalização.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.