Audi A1 é ainda mais amigo do ambiente
A tendência para um consumo cada vez mais baixo em consonância com uma menor emissão de CO2 para a atmosfera, está a obrigar as marcas a inovarem cada vez mais na sua engenharia mecânica.
O novo Audi A1 1.0, com motor de três cilindros de 95 Cv de potência, é movido a gasolina e anuncia a emissão de apenas 99g/km de CO2. Chegará já no próximo quadrimestre de 2015 e vai estar à venda na Alemanha pelo preço inicial de 19.200 euros.
Já no caso do motor 1.4 a diesel com 90 Cv, este emitirá apenas 89g/km de CO2 e ultrapassa assim o modelo antecessor com a mesma potência, que era o 1.6 de quatro cilindros cuja emissão mais elevada atingia as 110g/km.
É no entanto a primeira vez que a Audi disponibiliza um motor a gasolina com apenas quatro cilindros e a primeira vez no período de uma década que repete a aposta num motor a diesel também de três cilindros. O último modelo que oferecia tais condições foi descontinuado em 2005 e era o Audi A2 All-Aluminum.
Jorg Fuchs, responsável pelo novo Audi A1, afirmou ao site Automotive News que esta nova tendência de utilizar motores mais pequenos e com menos cilindros reduz as emissões de CO2 até 15%, mas que antagonicamente ao esperado, continuam a aumentar a potência e a melhorar a performance do veículo.
Este actualizado e renovado A1 é único no mercado e embora revele uma grande melhoria na engenharia, o seu elemento de design não fica atrás. O cliente poderá escolher dentro de uma paleta de cinco cores para o modelo de três portas e até sete cores para o modelo desportivo de cinco portas.
Todos os carros terão apenas quatro lugares sentados embora o desportivo possa ser alterado para cinco lugares sem aumento de custo.
Estima-se que este novo modelo da Audi trará cerca de 400.000 novos consumidores à marca alemã.