Portucel investe 120 milhões na fábrica de Cacia

A Portucel prepara-se para reforçar a aposta no mercado de tissue através de um investimento de 120 milhões de euros na fábrica de Cacia, em Aveiro. Em comunicado enviado à CMVM, a empresa de pasta de papel justifica a operação com a «a opção estratégica do Grupo Portucel de diversificar a sua actividade». O valor anunciado será aplicado na criação de uma linha de produção de papel tissue e na respectiva transformação em produto final, «com uma capacidade nominal de 70 mil toneladas por ano», informa ainda a empresa.

O complexo fabril de Cacia foi o escolhido devido ao modelo de negócio que a Portucel está a desenvolver e que assenta na integração directa de pasta na produção de tissue. O grupo explica ainda que, nos últimos meses, foram desenvolvidos trabalhos preparatórios que levaram à escolha de Cacia.

A Portucel prevê que a operação tenha início durante o primeiro semestre de 2017, caso se verifiquem as condições necessárias para a realização do investimento. «Com este projecto, o grupo passará a dispor de uma capacidade total de 130 mil toneladas/ano neste sector», informa ainda.