Descarregou esta app da Google Play Store? Elimine já
Um novo estudo de uma equipa da VPNpro, descobriu uma aplicação chinesa de «spyware» (espionagem), instalada já por mais de 100 milhões de utilizadores com dispositivos android. A app conta ainda com 50 instalações de outras aplicações que derivam dela e que são igualmente perigosas, constituindo verdadeiras invasões à privacidade de dados, avança a revista ‘Forbes’.
A aplicação em questão solicita aos seus utilizadores várias permissões «perigosas», uma das suas componentes permite inclusive aceder remotamente aos dispositivos pessoais de quem instala a app. Para além das questões mais técnicas, o relatório do estudo destaca ainda a ocultação de links, ou seja a app esconde-se atrás de outras na play store, induzindo os utilizadores a instalá-la.
O programador chinês responsável por estas apps chama-se QuVideo Inc, está sediado em Hangzhou e a sua aplicação mais popular é o VivaVideo, «uma das maiores aplicações gratuitas de edição de vídeo para Android, com pelo menos 100 milhões de instalações na Play Store», segundo o VPNpro, que revela ainda que o QuVideo possui três aplicações na Play Store.
Para além do Viva Video existem outras aplicações associadas, com o mesmo perigo de invasão de privacidade, são elas: VivaVideo PRO – Editor de Vídeo em HD, SlidePlus – Criador de Slideshow de Fotos, Tempo – Editor de vídeos musicais com efeitos, VivaCut – Pro Editor de Vídeo APP, VidStatus.
A Google já criou uma rede de aplicações abusivas e perigosas e tem tomado medidas para obrigar essas empresas a cumprir todos os requisitos de segurança, mas a questão é mais complexa do que parece, porque não há nenhuma obrigação na lei, que impeça a criação destas aplicações.