Reditus reforça investimento no mercado africano
O lucro da Reditus, empresa de consultoria tecnológica, cresceu 5,4% no primeiro trimestre de 2015, relativamente ao mesmo período do ano anterior, enquanto os proveitos operacionais apresentaram uma queda de 3,5%.
A empresa justifica os resultados, em comunicado, com «o atraso no arranque de projectos em mercados internacionais designadamente no mercado africano». Para o segundo e terceiro trimestres está previsto o reforço do investimento neste mercado.
O resultado líquido chegou aos 161,4 mil euros e os proveitos operacionais situaram-se nos 30,7 milhões de euros, sendo que a actividade doméstica também apresentou uma quebra. Relativamente a 2014, as operações no mercado português caíram 2,6%.
O EBITDA foi de 2,3 milhões de euros, menos do que no período homólogo de 2014 quando atingiu os 2,8 milhões de euros. A margem do EBITDA também desceu, ficando-se pelos 7,6% quando no ano anterior tinha sido de 8,8%.
Apesar do atraso na implementação da estratégia internacional, as vendas exteriores representaram, ainda assim, 37% dos proveitos totais da Reditus, menos 1% do que nos primeiros três meses de 2014.
Por áreas de negócios, o IT Consulting lidera com 70% das receitas totais do primeiro trimestre de 2015. A área integra os segmentos de consultoria, plataformas e aplicações, consultoria e implementação SAP e outsourcing especializado.
Os proveitos de IT Consulting foram de 21,8 milhões de euros, mais 0,9% do que no mesmo período do último ano.