Altice Labs integra o consórcio europeu para criar rede de comunicações quânticas entre Portugal e Espanha

A Altice Labs integra o consórcio europeu do projeto IBERIANQCI, uma iniciativa apoiada pela Comissão Europeia que pretende criar uma rede de comunicações quânticas entre Portugal e Espanha, combinando fibra ótica e ligações por satélite para assegurar transmissões ultra-seguras.

André Manuel Mendes

A Altice Labs integra o consórcio europeu do projeto IBERIANQCI, uma iniciativa apoiada pela Comissão Europeia que pretende criar uma rede de comunicações quânticas entre Portugal e Espanha, combinando fibra ótica e ligações por satélite para assegurar transmissões ultra-seguras.

O projeto representa mais um passo na construção da futura infraestrutura europeia de comunicações quânticas, considerada estratégica para proteger dados sensíveis, infraestruturas críticas e serviços essenciais num contexto de crescente sofisticação das ameaças cibernéticas.

Com esta participação, a Altice Labs reforça o seu posicionamento como um dos principais players europeus no desenvolvimento de tecnologias de comunicações quânticas. Este é já o terceiro projeto da empresa nesta área, depois do DISCRETION e do PTQCI, iniciativa que permitiu criar a primeira infraestrutura nacional de comunicações quânticas em Portugal.

O IBERIANQCI prevê uma ligação transfronteiriça entre Vigo e Valença, complementada pela instalação de terminais óticos em Madrid, Barcelona e Portugal, permitindo a ligação ao satélite EAGLE-1 e à futura constelação SAGA. A infraestrutura permitirá distribuir chaves criptográficas através de redes terrestres e por satélite, viabilizando comunicações praticamente invioláveis.

No âmbito do projeto, a Altice Labs ficará responsável pela evolução e extensão da rede SDN (Software Defined Network) desenvolvida no PTQCI, assegurando um plano de controlo multi-domínio interoperável com infraestruturas ibéricas e europeias. O objetivo passa pela criação de um ecossistema de comunicações quânticas mais integrado, resiliente e soberano.

Continue a ler após a publicidade

“O IBERIANQCI representa um passo decisivo na construção da próxima geração de infraestruturas seguras de comunicações na Europa. As comunicações quânticas terão um papel central na proteção de dados críticos e no reforço da autonomia tecnológica europeia, e é estratégico que Portugal esteja na linha da frente desta transformação”, afirma Paulo Firmeza, Diretor Geral da Altice Labs.

O projeto integra ainda o EuroQCI, programa europeu destinado à criação de uma rede de comunicações quânticas à escala continental, considerada essencial para reforçar a proteção de dados e infraestruturas críticas em toda a União Europeia.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.