Telefónica aumenta resultado com venda da O2

A venda da operadora britânica de telecomunicações O2, detida pela Telefónica, em Março deste ano ajudou a companhia espanhola a equilibrar as contas e a alcançar um lucro de 1,8 mil milhões de euros durante o primeiro trimestre de 2015.

Apesar deste aumento de 162%, face ao mesmo período do último ano, dever-se largamente à venda da O2 e não ao crescimento orgânico da empresa, César Alierta, presidente da Telefónica, garante, em comunicado, que a empresa está perante o início de um novo ciclo marcado pelo crescimento.

O EBITDA aumentou 7,7%, chegando a 3,6 milhões de euros, no primeiro trimestre de 2015. As receitas acompanham a subida com um aumento de 12,6%, o que representa aproximadamente 11,5 milhões de euros.

A Telefónica parece determinada em recuperar o mercado espanhol, tendo conseguido aumentar o número de clientes em Espanha, durante os primeiros três meses do ano. No entanto, o crescimento do número de utilizadores ainda não é suficiente para se traduzir no aumento da receita proveniente deste país. Para solucionar o problema, a empresa de telecomunicações prevê aumentar o preço dos produtos e serviços.