Moçambique quer mais investimentos privados em serviços especializados de saúde

As autoridades de saúde moçambicanas apelaram ao setor empresarial privado para reforçar os investimentos em serviços de saúde especializados e alargar a provisão destes serviços para zonas rurais do país.

Executive Digest com Lusa

As autoridades de saúde moçambicanas apelaram ao setor empresarial privado para reforçar os investimentos em serviços de saúde especializados e alargar a provisão destes serviços para zonas rurais do país.


“Neste momento, em termos do setor privado que provê cuidados de saúde no país, são cerca de 25%. Isto mostra claramente que o setor privado está justamente a juntar-se a este setor para prover mais e melhores cuidados de saúde, mas é claro que estão muito mais para a componente de serviços não especializados”, disse José Manuel, diretor nacional da Direção de Planificação e Cooperação do Ministério da Saúde (Misau), citado hoje pela comunicação social.


Segundo o responsável, o setor da saúde sensibiliza atualmente o empresariado para a necessidade de mais investimentos em serviços especializados, numa altura em que “o próprio Estado, neste momento, ainda está criando condições para chegar lá”.


“Obviamente que há algumas barreiras relacionadas, portanto, à questão da integração da informação que tem de ser partilhada entre as partes e a componente regulatória que terá de continuar a ser aprimorada ao longo deste tempo”, explicou.


Chamando a atenção para a forte concentração destes serviços nas zonas urbanas, o setor da saúde reiterou a importância de expandir a sua provisão para outras regiões do país, sublinhando que a população moçambicana está distribuída por todo o território nacional.

Continue a ler após a publicidade

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.