Antigos executivos da Google negaram hoje o envolvimento da empresa num projeto de aquisição de grande dimensão do ministério da Educação da Indonésia que, segundo os procuradores, causou prejuízos de 125 milhões de dólares ao Estado.
O ministro da Educação da Indonésia, Nadiem Anwar Makarim, foi detido em setembro, na sequência de uma investigação sobre a alegada corrupção relacionada com a aquisição de computadores portáteis Chromebook.
Makarim, que foi ministro da Educação entre 2019 e 2024, terá favorecido o Chromebook da Google, apesar de uma equipa de investigação do ministério se ter recusado a recomendar o modelo do portátil devido à ineficácia em regiões sem acesso à internet.
Desta forma, o antigo ministro é acusado de abuso da autoridade ao orientar a aquisição dos portáteis Chromebook a nível nacional em 2020-2021 “inteiramente para interesses comerciais pessoais”, afirmaram os procuradores.
A aquisição dos portáteis fazia parte do programa de digitalização das escolas do Governo.
O Ministério Público afirmou que o Makarim pressionou a Google a investir na PT Aplikasi Karya Anak Bangsa, conhecida como PT AKAB, a empresa-mãe da Gojek, na qual Nadiem Anwar Makarim foi cofundador.
Segundo o procurador principal Muhammad Fadli Paramajeng, a aquisição de mais de 1,2 milhões de Chromebooks teve como objetivo reforçar o domínio da Google no setor educativo da Indonésia.
O programa estava associado aos investimentos da Google, no valor de cerca de 787 milhões de dólares, na PT AKAB através da Google Ásia-Pacífico.
Makarim recebeu cerca de 809 mil milhões de rupias (48,2 milhões de dólares) no âmbito do programa, alegaram os procuradores.
O antigo presidente da Google Ásia-Pacífico entre 2014 e 2019, Scott Beaumont negou a acusação, dizendo que “não houve qualquer ligação entre o investimento do Google na GoTo e qualquer uma das conversas com o ministério da Educação”.
A Gojek, de Makarim, fundiu-se com a maior empresa de comércio eletrónico do país, a Tokopedia, para formar o Grupo GoTo em 2021.
O antigo diretor-geral e vice-presidente da Google, entre 2018 e 2021, Caesar Sengupta, referiu que a tecnológica já tinha explicado que os Chromebooks foram concebidos para as realidades da sala de aula, incluindo em áreas remotas, funcionando mesmo sem ligação à Internet.
Makarim, licenciado pela Universidade de Harvard, cofundou a Gojek em 2009 e permaneceu na empresa até 2019, altura em que estava avaliada em mais de 10 mil milhões de dólares.
Makarim demitiu-se para integrar o gabinete do antigo Presidente da Indonésia, Joko Widodo.










