Atividade económica nos EUA afetada por guerra no Médio Oriente – Livro Bege

A economia dos EUA evoluiu a um ritmo modesto em oito dos 12 distritos do banco central [Reserva Federal (Fed)], entre 23 de fevereiro e 06 de abril, segundo o Livro Bege da instituição hoje publicado.

Executive Digest com Lusa

A economia dos EUA evoluiu a um ritmo modesto em oito dos 12 distritos do banco central [Reserva Federal (Fed)], entre 23 de fevereiro e 06 de abril, segundo o Livro Bege da instituição hoje publicado.


Em dois dos distritos, a atividade económica registou mudanças mínimas e em outros dois contraiu-se mesmo. Aquelas datas correspondem ao fim do período de recolha de informação do atual Livro Bege e do anterior, saído em 04 de março.


A guerra no Médio Oriente é apontada como a principal fonte de incerteza que perturba as decisões relativas a contratações, definição de preços e investimentos, com muitas empresas a esperar para ver, aponta a Fed na sua publicação.


A maioria dos distritos continua a dar conta de constrangimentos no consumo, com uma crescente sensibilidade aos preços e uma procura em crescimento do recurso a bancos alimentares e outros apoios de organizações de serviço social, enquanto, pelo contrário, a despesa entre os consumidores de rendimentos mais elevados mantém o nível.


Por seu lado, o mercado laboral manteve-se estável, com apenas um distrito a mencionar um declínio ligeiro.

Continue a ler após a publicidade

Não obstante, vários distritos apontaram um aumento da contratação precária de trabalhadores, por as empresas estarem com receio de realizarem contratações permanentes.


Na parte relativa aos preços, o Livro Bege especificou que, de forma geral, o aumento dos custos foi superior o aumento dos preços de venda, o que se traduziu na compressão dos lucros.  


Os custos relativos à energia e ao combustível subiram acentuadamente em todos os distritos da Fed, o que foi atribuído à guerra no Médio Oriente, causando o encarecimento dos custos de transporte e à subida dos preços de produtos como plásticos, fertilizantes e outros produtos derivados do petróleo.  

Continue a ler após a publicidade

Generalizado foi também o aumento de preços em produtos não relacionados com os hidrocarbonetos.


O documento, publicado oito vezes por ano, sintetiza informação sobre a conjuntura proveniente da Fed e dos seus distritos e de entrevistas com economistas, empresários, analistas de mercado e outras fontes.


A estrutura territorial da Fed consiste nos distritos de Boston, Nova Iorque, Filadélfia, Cleveland, Richmond, Atlanta, Chicago, St. Louis, Minneapolis, Kansas City, Dallas e San Francisco.


 


RN // RBF

Continue a ler após a publicidade

Lusa/fim


 


 


 

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.