A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, prometeu hoje trabalhar num pacote de apoio à segurança no Ártico com “forte aumento do investimento europeu na Gronelândia”, face ao que classificou como “poder bruto” dos Estados Unidos.
“A Europa prefere o diálogo e as soluções, mas está plenamente preparada para agir, se necessário, com unidade, urgência e determinação. Mas, para além disso, precisamos da nossa própria abordagem estratégica e é por isso que estamos a trabalhar num pacote de apoio à segurança no Ártico”, com “um forte aumento do investimento europeu na Gronelândia, em particular para apoiar ainda mais a economia local e as infraestruturas”, disse a líder do executivo comunitário, num debate no Parlamento Europeu, em Estrasburgo.
Face às ameaças norte-americanas relativas à Gronelândia, um território autónomo da Dinamarca, Ursula von der Leyen falou ainda num “mundo definido pelo poder bruto, seja ele económico ou militar, tecnológico ou geopolítico”, com o qual a UE “tem de lidar”.














