Elon Musk voltou a criar polémica nas redes sociais ao sugerir que poderia adquirir a Ryanair, após exigir a demissão do CEO Michael O’Leary.
O homem mais rico do mundo afirmou que O’Leary “precisa ser demitido”, numa série de publicações na plataforma ‘X’, respondendo a mensagens oficiais da companhia aérea. Musk questionou ainda: “Quanto custaria comprar-vos?”, referindo-se à sua ideia de colocar alguém chamado Ryan no comando da empresa. “É o seu destino”, insistiu numa publicação na passada segunda-feira.
O CEO da Tesla avançou depois com uma sondagem junto dos seus 232,5 milhões de seguidores, perguntando se deveria “comprar a Ryanair e restaurar Ryan como o seu legítimo governante”. Até ao momento, quase 800 mil pessoas responderam, com 76,8% a apoiar a iniciativa.
A discussão ganhou novos contornos quando Michael O’Leary, conhecido pelo tom direto e polémico, reagiu à plataforma de Musk: “Não daria a mínima atenção a Elon Musk. Ele é um idiota. Muito rico, mas continua a ser um idiota”, afirmou em entrevista à estação irlandesa ‘Newstalk’.
A crítica surge na sequência das ideias de Musk de instalar a internet Starlink da SpaceX em toda a frota da Ryanair, uma proposta que O’Leary rejeitou de imediato. “O que Elon Musk sabe sobre voos e arrasto é zero. Teríamos de colocar uma antena no topo da aeronave, o que custaria cerca de 200 a 250 milhões de dólares por ano. Um dólar a mais por passageiro é inviável. Não podemos arcar com esses custos”, explicou.
A resposta do CEO irlandês incluiu ainda uma crítica à própria ‘X’, que Musk utiliza, classificando a plataforma como “antro de imundície”. Musk não deixou por menos e respondeu ao vídeo com novas críticas a O’Leary, insistindo na necessidade da sua demissão.
A Ryanair, conhecida pelo seu humor nas redes sociais, continuou a provocar Musk, questionando de forma irónica “a que propaganda não está a acreditar?” em referência ao Wi-Fi a bordo, o que levou Musk a reforçar que O’Leary era “um idiota retardado que precisa ser demitido”.
Atualmente, a Ryanair Holdings PLC está avaliada em 35,07 mil milhões de dólares na NASDAQ, tornando qualquer hipótese de aquisição por Musk um movimento de elevado valor e potencialmente simbólico no setor aéreo de baixo custo.














