Em apenas dois anos desde a sua criação, a Iberdrola | bp pulse alcança um novo marco ao superar os 2.000 pontos de carregamento públicos operacionais, reforçando a sua liderança no segmento do carregamento ultrarrápido na Península Ibérica.
Este crescimento, que representa a duplicação da rede em menos de um ano, tem um impacto direto na descarbonização do transporte, permitindo evitar mais de 28.000 toneladas de emissões de CO₂ em 2025.
Esta infraestrutura, distribuída por todas as comunidades autónomas espanholas e regiões de Portugal, constitui mais um passo no objetivo da empresa de acelerar a mobilidade elétrica e facilitar o acesso, em todo o território da Península Ibérica, a uma rede de carregamento rápida e fiável que oferece soluções para todo o tipo de utilizadores.
Na Península Ibérica, mais de 70% dos pontos de carregamento da rede são ultrarrápidos, com potências superiores a 100 kW. Em Portugal, a Iberdrola | bp pulse lidera o carregamento ultrarrápido, com mais de 300 postos com potências acima dos 100 kW e até 600 kW para veículos ligeiros, uma rede que está a evoluir para hubs com vários equipamentos na mesma estação. Na prática, o tempo de uma pausa para tomar um café — cerca de 15 minutos, dependendo do carregador — é suficiente para recuperar até 300 quilómetros de autonomia e continuar a viagem.
“Superar os 2.000 pontos operacionais é o resultado da visão e dedicação de toda a equipa da Iberdrola | bp pulse. Proporcionar um carregamento ultrarrápido, simples e acessível é a nossa forma de acelerar o desenvolvimento da mobilidade elétrica em Espanha e Portugal, tanto em ambientes urbanos como em corredores logísticos e interurbanos. Este marco é apenas o início de um crescimento ainda mais ambicioso, alinhado com a nossa estratégia para liderar a transição para um transporte sustentável na Península Ibérica, construindo agora a rede de carregamento do futuro”, destaca Pablo Pirles, diretor-geral da Iberdrola | bp pulse.
“Os mais recentes marcos – 2.000 pontos na Península Ibérica e a liderança no carregamento ultrarrápido em Portugal – são um motivo de orgulho para toda a equipa da Iberdrola | bp pulse. Estamos comprometidos com a transição energética e com a experiência do utilizador e temos muita vontade de continuar este caminho.”, afirma Ricardo Pacheco, Country Manager da Iberdrola | bp pulse em Portugal.
Veículos pesados já têm carregadores disponíveis capazes de fornecer mais de 1.000 kW de potência
Além de facilitar o carregamento para o utilizador particular, a Iberdrola | bp pulse colocou desde o início o transporte pesado e de longa distância no centro da sua estratégia. Um dos avanços mais relevantes foi a entrada em funcionamento, em Espanha, no verão de 2024, do primeiro carregador MCS (Megawatt Charging System) de acesso público da Europa, capaz de fornecer mais de 1.000 kW de potência. Este equipamento foi especialmente concebido para camiões elétricos de longo curso, permitindo carregamentos ultrarrápidos em menos de 30 minutos e impulsionando a transição para uma logística mais sustentável.
No total, a empresa já disponibilizou mais de 100 lugares compatíveis com veículos pesados em corredores estratégicos como o Mediterrâneo (Algeciras–fronteira francesa), o Vale do Ebro (Barcelona–Bilbau) e o Noroeste (Madrid–A Corunha). Continua ainda a trabalhar na abertura de novas rotas estratégicas, como Madrid–Barcelona e A Corunha–Faro, bem como em localizações fronteiriças como Fuentes de Oñoro.
A estes marcos junta-se a inauguração da estação ultrarrápida mais avançada de Portugal, em setembro de 2025, no Seixal. Este ponto incorpora tecnologia de última geração que permite, pela primeira vez na Europa, que um automóvel elétrico particular carregue a uma potência até 600 kW. A estação, de natureza multifuncional, distribui de forma inteligente até 1.000 kW entre os veículos conectados e está preparada para atender a próxima geração de modelos elétricos.
Paralelamente, em Espanha, a Iberdrola | bp pulse inaugurou o megahub de 70 lugares em Granada — o maior de Espanha — cuja localização estratégica facilita o carregamento para quem circula pelas principais autoestradas andaluzas, tornando-o um ponto de referência.
A Iberdrola | bp pulse opera sob o princípio de colocar o condutor no centro da sua estratégia, proporcionando uma experiência fiável, simples e inovadora, tanto para utilizadores particulares como empresariais. Isto traduz-se em pontos estrategicamente localizados perto de áreas de serviço, um processo de carregamento intuitivo e sistemas de pagamento ágeis, permitindo aos condutores focar-se na viagem sem complicações. Além disso, este ano foi implementado o sistema Autocharge (ligar e carregar) na grande maioria da rede da empresa.














