A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) volta a colocar Portugal no mapa das grandes competições académicas internacionais ao organizar a FEP U.Porto International Case Competition (ICC), a única competição de casos de negócio promovida por uma escola portuguesa.
O evento, entre 16 e 21 de novembro, é desenvolvido em parceria com o FEP International Case Team (FICT), e desafia equipas de quatro estudantes de licenciatura de 12 escolas de negócios internacionais a resolver casos empresariais reais, simulando processos de tomada de decisão em contexto corporativo.
Entre as instituições participantes destacam-se a IE – Instituto de Empresa, a Maastricht University School of Business and Economics, a University of New South Wales, a Thammasat Business School, a Technological University of Dublin, a Wilfrid Laurier University, a Ivey Business School (Western University) e a Concordia University, entre outras de reconhecida reputação mundial.
Durante seis dias de competição, as equipas terão de analisar desafios complexos apresentados por três empresas e apresentar recomendações a um painel de jurados composto por representantes do mundo empresarial e pelas próprias empresas-caso. O formato da iniciativa visa reforçar competências como o pensamento crítico, a resolução de problemas e a comunicação em público, proporcionando uma experiência prática de aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula.
O programa arranca com um “Warm-Up Case” sobre a Parfois, desenvolvido remotamente entre 5 e 12 de novembro e apresentado no Porto no dia 17. Seguem-se dois novos desafios de negócio, um centrado na Natixis Portugal e outro na RTE, culminando com a final da competição, marcada para 21 de novembro, entre as 14h30 e as 17h30, na FEP.
A FEP International Case Competition 2025 conta com o apoio de várias empresas de referência, entre as quais a Bain & Company (Main Sponsor), e a Deloitte, EY, Natixis e Parfois (Competition Sponsors). O evento tem ainda o patrocínio da Cerealis, McKinsey & Company, Livraria Lello e Quinta do Infantado.
A organização é liderada pelas professoras da FEP Catarina Roseira e Renata Blanc, reforçando o papel da instituição na promoção da excelência e da competitividade internacional no ensino da gestão e economia.














