Um avião militar turco caiu violentamente na Geórgia após descolar do Azerbaijão com 20 militares turcos a bordo, incluindo a tripulação, indicou o jornal britânico ‘The Independent’: a causa do acidente ainda não está clara, sendo que as equipas de busca e resgate ainda procuravam chegar ao local, de acordo com o Ministério da Defesa da Turquia.
Um vídeo angustiante mostrou o avião de carga C-130 a girar em espiral antes de atingir o solo e explodir. “Poucos minutos” após entrar no espaço aéreo georgiano, a aeronave “desapareceu do radar sem transmitir um sinal de socorro”, afirmou o Serviço de Navegação Aérea da Geórgia em comunicado.
O Ministério do Interior da Geórgia afirmou que o avião caiu “a cerca de cinco quilómetros da fronteira estatal da Geórgia” com o Azerbaijão.
Turkish Air Force C-130J Super Hercules was shot down by rival groups. The aircraft broke two parts in the air. pic.twitter.com/DypBHTp4xe
— R S (@rony_rao) November 11, 2025
A agência de notícias georgiana ‘Interpress’ informou que o avião caiu em Sighnaghi, um município na região de Kakheti, no leste da Geórgia, na fronteira com o Azerbaijão. A agência acrescentou que o incidente está sob investigação.
O presidente turco, Tayyip Erdogan, ofereceu as suas condolências aos “nossos mártires” presentes na aeronave, sem especificar detalhes sobre as vítimas.
O C-130 Hercules é uma aeronave de transporte de carga, tropas e equipamentos. É descrito como uma aeronave militar de transporte quadrimotora turboélice que pode utilizar pistas não preparadas para descolagens e aterragens.














