Próxima semana à lupa: Dos mercados à economia – e outras coisas que precisa de saber

Do calendário económico ao que vai mexer com os mercados na próxima semana. Saiba o que vai estar na agenda nacional e internacional

Executive Digest
Outubro 31, 2025
14:26

A semana que agora termina nos mercados

·       Os mercados acionistas americanos atingiram novos recordes esta semana antes de recuar, à medida que os investidores digeriam os principais resultados financeiros e as implicações da trégua comercial entre os EUA e a China e da reunião do Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC). As negociações de quinta-feira na Coreia do Sul entre o presidente Trump e o presidente Xi produziram uma desaceleração na forma de uma trégua comercial, em vez de um acordo assinado. Entretanto, a Reserva Federal (Fed) reduziu as taxas em 25 pb, mas o presidente Powell surpreendeu os mercados ao recuar nas expectativas de um corte em dezembro, injetando incerteza na trajetória da política monetária até ao final do ano. O Índice de Confiança do Consumidor do Conference Board para outubro caiu de 95,6 para 94,6;

·       Na zona euro, o Banco Central Europeu (BCE) manteve as suas taxas de juro de referência inalteradas, incluindo a taxa de depósito nos 2%;

·       No Japão, o Banco do Japão (BoJ) manteve a sua taxa de juro de referência nos 0,50% pela quarta reunião consecutiva

·       Na Austrália, a inflação geral acelerou para 1,3% no trimestre, elevando a taxa anual de 2,1% para 3,2% no ano.

 

Destaques da semana que vem

Decisão de taxas de juro do RBA

Data: terça-feira, 4 de novembro, às 03h30 GMT+1

Na sua última reunião em setembro, o RBA manteve a taxa oficial de juro nos 3,60%, como amplamente esperado. A decisão do Conselho de manter as taxas inalteradas foi unânime. O RBA observou que «os dados recentes, embora parciais e voláteis, sugerem que a inflação no trimestre de setembro pode ser superior ao esperado na altura da Declaração sobre Política Monetária de agosto.

Isto revelou-se correto, uma vez que o relatório sobre a inflação do trimestre de setembro, divulgado no início desta semana, mostrou que a inflação global e a média ajustada excederam significativamente as expectativas. A taxa anual da inflação global subiu de 2,1% para 3,2% em relação ao ano anterior, bem acima da meta do RBA, que é de 2% a 3%. A média ajustada preferida pelo RBA aumentou 3% em relação ao ano anterior, de 2,7% anteriormente, o primeiro aumento desde dezembro de 2022, colocando-a no topo da faixa-alvo do RBA. Dado o grau em que a inflação excedeu as expectativas e a meta de 2,6% do RBA (média ajustada), espera-se que o RBA mantenha as taxas inalteradas na próxima semana em 3,60%. É provável que isso seja acompanhado por revisões em alta tanto da taxa de desemprego quanto da taxa de inflação.

Decisão sobre as taxas de juro do BoE

Data: quinta-feira, 6 de novembro, às 12h00 GMT+1

Na última reunião do Banco de Inglaterra, em setembro, o Comité de Política Monetária (MPC) votou por uma maioria de 7-2 para manter a taxa bancária inalterada nos 4,00%, como amplamente esperado. Os decisores políticos destacaram o progresso na desinflação após os choques passados, apoiado por uma política restritiva, embora a inflação continue acima da meta. O Comité continua focado em eliminar quaisquer pressões inflacionistas persistentes, existentes ou emergentes, para retornar a inflação de forma sustentável à sua meta de 2% no médio prazo. Desde então, a taxa anual de inflação subjacente diminuiu para 3,5%, desde o máximo 3,8% atingido em junho. Enquanto isso, a taxa de desemprego subiu para 4,8%, seu nível mais alto desde julho de 2021. O crescimento tem sido, em geral, melhor do que o esperado. Para a reunião da próxima semana, o mercado espera que o BoE mantenha as taxas inalteradas nos 4,00%. No entanto, os dados de inflação mais fracos do que o esperado e o aumento do desemprego aumentaram para mais de 50% a probabilidade de o BoE reduzir as taxas em 25 pontos base antes do final do ano.

Earnings season do terceiro trimestre nos EUA

A época de resultados do terceiro trimestre (3T) de 2025 nos EUA continua na próxima semana, com a divulgação de relatórios de empresas como Palantir Technologies, Uber, Advanced Micro Devices, Rivian, McDonald’s, Robinhood, Qualcomm, Under Armour e Airbnb.

 

Analistas da XTB

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.