Do cheddar curado ao feta esfarelado, o queijo é um dos alimentos mais apreciados em todo o mundo. No entanto, muitos amantes deste produto podem estar a cometê-lo um erro básico que compromete o sabor e a conservação. A especialista Jill Allen, diretora de excelência de produto e desenvolvimento na marca norte-americana Tillamook, explicou que a maioria das pessoas guarda os queijos de forma errada — e alertou que essa prática é “o pior erro que se pode cometer”.
De acordo com a especialista, citada pela revista Southern Living, o erro mais comum é guardar vários tipos de queijo no mesmo recipiente. “O pior erro que se pode cometer ao armazenar queijo é colocar diferentes tipos no mesmo recipiente”, sublinha. Jill Allen explica que, ao juntar variedades como queijo azul e cheddar, “existem diferentes leveduras e bolores”, sendo que “o cheddar é o meio perfeito para esses esporos do bolor azul se alimentarem”.
Para conservar o queijo corretamente, a especialista recomenda mantê-lo na sua embalagem original, dobrando a extremidade aberta e prendendo-a com um elástico. “Quando abrir um queijo duro ou semi-duro, mantenha a embalagem. Assim que usar o necessário, dobre o invólucro original e prenda-o com um elástico”, aconselha Allen. Caso não seja possível, sugere o uso de papel vegetal, papel encerado ou sacos específicos para queijo, que ajudam a preservar a humidade e a temperatura ideais.
Outra recomendação importante é evitar congelar o queijo em pedaços grandes. “Um dos grandes erros é congelar blocos de queijo, porque isso interrompe o processo de maturação, alterando o sabor e a textura”, explica. Caso seja necessário congelar, deve fazê-lo apenas com queijo ralado, que pode depois ser usado em pratos quentes, já que “derrete perfeitamente”.
Segundo o portal especializado Which?, que analisou os efeitos do congelamento em diferentes tipos de queijo, os queijos duros resistem bem ao frio extremo e podem durar até dois meses no congelador. Já os queijos mais macios, como brie, feta ou queijo-creme, “não se comportam tão bem”, esclarece o site, acrescentando que, embora seja seguro congelá-los, “acabam por ficar muito aguados quando descongelados”. No entanto, se forem usados como ingrediente em receitas — por exemplo, num molho de massa — o resultado final será muito mais satisfatório.












