A Agência Estatal de Meteorologia de Espanha (AEMET) nomeou oficialmente Alice como a primeira tempestade da temporada 2025/2026, marcando o início de um novo ciclo de fenómenos meteorológicos no Atlântico Norte e no Mediterrâneo. A tempestade, designada há poucas horas, já motivou vários avisos meteorológicos em Espanha, especialmente devido à previsão de chuvas intensas nas regiões do leste e sul do país.
Segundo a AEMET, as regiões espanholas das Ilhas Baleares, Catalunha, Valência, Andaluzia e Múrcia encontram-se sob alerta amarelo e laranja devido à previsão de precipitação intensa a partir das 14h desta quarta-feira. A chuva deverá concentrar-se inicialmente na costa mediterrânica, podendo estender-se mais tarde ao sul da Península Ibérica.
Em Portugal, os efeitos da tempestade Alice deverão ser mínimos, de acordo com as previsões do portal especializado Tempo.pt. Os modelos meteorológicos apontam apenas para a possibilidade de precipitação residual no Algarve, na tarde de sexta-feira, embora o cenário mais provável seja de tempo seco.
De acordo com a mesma fonte, o país manter-se-á sob condições meteorológicas estáveis, quentes e secas nos próximos dias, com temperaturas acima da média para esta época do ano.
Temperaturas voltam a subir a partir de quinta-feira
Amanhã, quarta-feira, prevê-se uma ligeira descida das temperaturas em praticamente todo o território continental, mas o calor regressará de forma mais intensa a partir de quinta-feira.
As máximas previstas para quarta-feira deverão situar-se entre os 17 ºC em Viana do Castelo e os 25 ºC em Bragança, Vila Real, Castelo Branco e Faro. Já na quinta-feira, os valores deverão aumentar, oscilando entre 20 ºC em Aveiro, 22 ºC em Viana do Castelo e Guarda e 28 ºC em Évora.
Na sexta-feira, dia 10 de outubro, as temperaturas poderão atingir os 30 ºC em Santarém e Lisboa, com anomalias térmicas até 7 ºC acima da média climatológica. O fim de semana deverá manter o cenário de tempo agradável e seco, ainda que com uma ligeira descida das temperaturas, sobretudo no Sul.
Apesar de alguma nebulosidade ocasional, os próximos dias serão, no geral, ensolarados e secos em todo o país.
A lista oficial de tempestades para 2025/2026
A tempestade Alice inaugura a nova lista de nomes definidos pelo Grupo Sudoeste, consórcio europeu responsável pela designação das tempestades com impacto significativo. O grupo inclui os serviços meteorológicos de Portugal, França, Bélgica, Luxemburgo, Andorra e Espanha (através da AEMET).
Após Alice, seguem-se os seguintes nomes previstos para a temporada 2025/2026:
Benjamin, Claudia, Davide, Emilia, Francis, Goretti, Harry, Ingrid, Joseph, Kristin, Leonardo, Marta, Nils, Oriana, Pedro, Regina, Samuel, Therese, Vítor e Wilma.
A nomeação das tempestades tornou-se uma prática comum na Europa para melhorar a comunicação e a preparação das autoridades e da população face a fenómenos meteorológicos adversos. Segundo o grupo europeu, esta metodologia permite “evitar confusões, reforçar a coerência da mensagem oficial e facilitar a resposta das administrações” em situações de risco.












