Futuro da Azores Airlines decidido hoje em Lisboa em reunião entre SATA e consórcio Newtour/MS Aviation

O futuro da Azores Airlines joga-se hoje, em Lisboa. Está marcada para as 16h00 uma reunião decisiva entre os responsáveis da SATA e os representantes do consórcio Newtour/MS Aviation, convocada pelo júri do concurso presidido por Augusto Mateus.

Pedro Gonçalves
Outubro 3, 2025
7:15

O futuro da Azores Airlines joga-se hoje, em Lisboa. Está marcada para as 16h00 uma reunião decisiva entre os responsáveis da SATA e os representantes do consórcio Newtour/MS Aviation, convocada pelo júri do concurso presidido por Augusto Mateus.

A sessão, considerada determinante, surge após sucessivos adiamentos e indefinições no processo de privatização da companhia aérea açoriana. Segundo fontes próximas da negociação, este encontro presencial poderá ser “a última oportunidade” para concretizar a venda da transportadora ou, em alternativa, ditar o fim definitivo do negócio.

O Governo dos Açores tinha fixado a passada terça-feira como prazo-limite para a conclusão do acordo de privatização. No entanto, as reuniões previstas para essa semana nunca chegaram a acontecer, uma vez que “nenhuma das partes as convocou”, confirmaram fontes ligadas ao processo.

Perante a paralisia negocial, o júri do concurso decidiu intervir e chamar a Lisboa tanto a administração da SATA como os representantes do consórcio interessado. “É uma reunião decisiva”, sublinhou o secretário regional das Finanças, Duarte Freitas, em declarações à Antena 1 Açores, acrescentando que o encontro desta sexta-feira é fundamental para clarificar o futuro da companhia aérea.

Apesar das incertezas em torno da Azores Airlines, o secretário das Finanças garantiu que o Governo Regional continuará a investir no setor da aviação civil. Duarte Freitas destacou que “a prioridade para o próximo ano será a execução de fundos comunitários no Pico”, mas reafirmou que o projeto para a ampliação da pista do aeroporto desta ilha “vai prosseguir em 2026”.

Estas declarações procuram transmitir estabilidade num momento em que a indefinição sobre a privatização da transportadora ameaça prolongar-se.

O processo de venda da Azores Airlines tem sido marcado por sucessivos adiamentos, tensões e impasses entre as partes envolvidas. Agora, com a reunião marcada para esta sexta-feira, tudo aponta para uma decisão final: ou o negócio com o consórcio Newtour/MS Aviation é confirmado, ou a privatização poderá cair por completo, deixando em aberto o futuro da companhia aérea açoriana.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.